Álcool causa mesmo a barriguinha de cerveja?
Muitos anos de muitas cervejas transformou seus tanquinho em um barril? Se você tem uma barriguinha de cerveja, você não está sozinho. Parece que bebedores de cerveja de todo o mundo têm uma tendência a cultivar barrigas, especialmente à medida que envelhecem, e especialmente se eles são homens.
Mas é realmente a cerveja que provoca uma “barriguinha de cerveja”? Nem todos os bebedores de cerveja ganham ela pois até alguns que não bebem exibem uma grande barriga. Então, o que realmente faz com que os homens e algumas mulheres, desenvolvam a barriga infame de cerveja?
Leia também
O que causa uma barriguinha de cerveja?
Não é necessariamente a cerveja, mas muitas calorias que podem transformar a sua cintura em uma barriga que se projeta sobre suas calças. Qualquer tipo de calorias, seja a partir de álcool, bebidas açucaradas ou grandes porções de alimentos pode aumentar a gordura da barriga. No entanto, o álcool parece ter uma associação particular com a gordura na barriga.
Em geral, o consumo de álcool está associado com cinturas maiores, porque quando você bebe álcool, o fígado queima o álcool em vez de gordura. A cerveja também leva a culpa porque as calorias do álcool são bem fáceis de exagerar. Uma cerveja normal tem 150 calorias e se você descer várias de uma só vez, você pode acabar com uma sobrecarga grave de calorias.
E não se esqueça de calorias dos alimentos que você empurra com aquelas cervejas. O álcool pode aumentar o apetite. Além disso, quando você está bebendo cerveja em um bar ou festa, a comida em mãos muitas vezes engorda tanto quanto uma pizza, batatas e outros alimentos fritos.
Por que a gordura se acumula na barriga?
Quando você ingere mais calorias do que queima, o excesso de calorias é armazenado como gordura. Onde seu corpo armazena a gordura é determinado em parte pela sua idade, gênero e hormônios.
Meninos e meninas começam com padrões de armazenamento de gordura semelhantes, mas a puberdade muda isso. As mulheres têm mais gordura subcutânea (o tipo sob a pele) do que os homens, por isso, as calorias extras de gordura tendem a ser depositadas em seus braços, coxas e nádegas, bem como suas barrigas. Como os homens têm menos gordura subcutânea, eles armazenam mais em suas barrigas.
Barrigas de cerveja tendem a ser mais proeminentes em pessoas mais velhas, porque à medida que envelhecem, suas necessidades energéticas descem e você muitas vezes se torna menos ativo, e ganhar peso fica mais fácil.
Como os níveis hormonais em homens e mulheres diminuem à medida que envelhecem, eles são mais propensos a armazenar gordura na região da cintura. Mulheres na menopausa que fazem algum tipo de terapia de substituição hormonal tendem a ter uma mudança menor em direção a mais gordura da barriga do que aqueles que não o fazem. Estudos sugerem que os fumantes também podem depositar mais gordura na barriga.
O que há de errado com uma barriga de cerveja?
A gordura da barriga faz mais do que reduzir suas chances de ganhar a competição no desfile de roupas de banho. Ela está ligada a uma variedade de problemas de saúde, desde a diabetes de tipo 2 até pressão arterial elevada e doença cardiovascular.
Levando quilos extras em suas coxas ou quadris é menos arriscado do que carregá-las na região abdominal. Além disso, a gordura subcutânea que você pode pegar em torno de sua cintura e nas coxas, quadris e nádegas não é tão perigosa quanto a gordura visceral que é encontrada nas profundezas da cavidade abdominal em torno de seus órgãos.
A gordura visceral dentro da parede abdominal é freqüentemente medida pela circunferência da cintura. Quando a circunferência da cintura é superior a 90 centímetros para as mulheres e 100 centímetros para os homens, isto é associado com um risco aumentado de doença cardíaca, síndrome metabólica e mortalidade. Esses números são apenas diretrizes e a recomendação é manter o seu tamanho da cintura abaixo desses números.
Como perder sua barriguinha de cerveja?
Não há nenhuma maneira mágica para combater a gordura da barriga que não o verdadeiro método de cortar calorias e obter mais atividade física. As gorduras monoinsaturadas e as dietas milagrosas não vão secar sua barriga mais rápido do que qualquer dieta saudável e de baixa caloria.
Devido à ligação entre as calorias do álcool e gordura da barriga, beber menos álcool é um bom lugar para começar. Evite o consumo excessivo de álcool, o que o coloca em risco de danos no fígado e outros problemas graves de saúde. Faça um limite de uma dose por dia para mulheres e duas para os homens.
Os apreciadores de cerveja devem optar por cervejas light com 100 calorias ou menos, e limitar o número de cervejas bebidas por dia. Outra opção é beber álcool apenas nos fins de semana, e alternar bebidas alcoólicas com baixa caloria e bebidas não-alcoólicas.
Não se esqueça de ter uma refeição saudável antes ou com as suas bebidas para ajudá-lo a resistir à tentação de alto teor calórico nos alimentos de bar.
Podem os exercícios eliminar sua barriga de cerveja?
Fazendo abdominais, flexões ou outros exercícios abdominais irá fortalecer os músculos do núcleo e ajudá-lo a manter a sua gordura da barriga, mas não eliminá-la. A única maneira de perder gordura da barriga (ou qualquer tipo de gordura) é perder peso.
Exercícios aeróbicos, como corrida, natação, ciclismo e tênis são alguns dos melhores para ajudar a reduzir a gordura corporal. Mas qualquer tipo de exercício vai ajudá-lo a manter o peso de forma mais eficaz do que a dieta por si só.
A boa notícia é que, quando você começar a perder peso, você tende a perdê-lo na barriga primeiro. A gordura visceral é metabolicamente mais ativa e pode ser dividida mais rápida do que outras gorduras. Por isso, geralmente é a primeira a secar, especialmente quando você tem muito a perder.
Você tem uma barriguinha de cerveja? O que faz para tentar acabar com ela? Quais outras sugestões você daria para quem tenta perder a barriguinha de cerveja? Deixem seus comentários e conselhos abaixo!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como vender sua cerveja artesanal?
10 mitos e fatos sobre a perda de peso masculina!
Como saber qual o seu tipo de corpo?
Muito abdominal e sem tanquinho: o que fazer?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.