6 formas e fazer seus relacionamentos durarem mais tempo!
Como construir um relacionamento duradouro e amoroso com seu parceiro? O que será necessário para fazer o seu relacionamento a dois durar por toda a vida?
Em primeiro lugar, não existe uma receita que faça o relacionamento durar para sempre. Mas podemos dizer que a combinação de diferentes ingredientes em diferentes proporções podem ajudar o seu relacionamento a se manter por mais tempo e ser muito mais saudável. Isso significa dar uma chance ao relacionamento de ser uma grande parte de sua felicidade, assim como algo que te completa.
Vamos ver com calma o que você precisa para fazer seus relacionamentos durarem mais tempo e como obter cada um destes ingredientes essenciais.
Leia também
Confiança
Confiança cria sentimentos de segurança e proteção para você e sua parceira. Segurança permite-lhe estar mais perto um do outro e saber que você pode contar com seu par principalmente em momentos de dificuldade.
Lembre-se que a confiança é uma via de mão dupla: primeiro, você precisa se engajar em comportamentos para ganhar a confiança de sua parceira. Seja confiável e insista em que seu par também o seja. Então, você precisa assumir o risco de confiar no outro. Isso pode te dar medo, mas as recompensas colhidas podem ser muitas.
Mas não caia de cabeça na confiança. Vá com pequenas coisas de sua vida e seja paciente. Não espere demais da pessoa e deixe que a confiança cresça à pequenos passos, com pequenos degraus sendo superados a cada momento.
Respeito
Pesquisas de universidades de psicologia ao redor do mundo mostram que o tratar continuamente o seu parceiro com desprezo, indiferença ou falta de consideração aumenta muito suas chances de divórcio e de separação. Então, lembre-se de tratar uns aos outros com respeito. Sarcasmo, xingamentos, olhares de censura e os ataques pessoais corroem a proximidade do casal com o tempo.Tire estes comportamentos prejudiciais de seu repertório. Pratique ouvir e falar respeitosamente ao seu cônjuge, mesmo quando você está chateado ou com raiva. Melhor dizendo, especialmente quando você está chateado ou com raiva. Se você tem dificuldade em fazer isso, consulte um bom terapeuta para ajudá-lo. É algo que parece tão óbvio, mas que muitos de nós só percebemos quando já é tarde demais.
Amizade
A amizade é a base de um bom relacionamento do casal. Seja um bom amigo para seu cônjuge e cultive a amizade, priorizando o outro. Tire férias regulares e saia para fazer coisas divertidas juntos.
Tratem-se como especiais. Compartilhe seus pensamentos e sentimentos mais profundos um com o outro. Fale sobre seus sucessos e frustrações do dia-a-dia e se interesse pelo dia de sua parceira. Compartilhe seus sonhos para o futuro e os seus desejos mais profundos de uma vida bem vivida.
Isso significa também que você deverá, muitas vezes, pelo menos tentar gostar do que ela gosta para vocês compartilharem momentos. Isso é fácil, desde que você deixe o orgulho “macho” de lado e aprenda que a companhia dela vale mais do que ouro.
Trabalho em equipe
Muitos casais se conectam uns aos outros enquanto eles enfrentam os desafios da vida. Trate a sua parceira como sua companheira de equipe, e não como inimiga. Trace seus objetivos de vida juntos, tanto os financeiros quanto os pessoais e profissionais. Então, enquanto você trabalha em direção às metas, deixe o outro saber que você está ali para qualquer momento, sejam os bons ou os ruins. Se você pode fazer essa transição para jogar no mesmo time juntos, você vai ser muito forte em sua capacidade de lidar com os momentos difíceis.
Conflito produtivo e reparador
Às vezes você vai discordar ou ficar zangado com o outro. Não suprima sua raiva e não exploda com ela também. Fale as suas verdades mais profundas sobre o que você precisa ou quer de forma diferente de seu parceiro. Insista para que ela te ouça e saiba como e quando pedir desculpas. Você vai ver que muito da tensão de um conflito se esvai quando você está disposto a conversar até chegar a um consenso.
Paciência e flexibilidade
O seu parceiro é uma pessoa diferente de você e nem sempre faz as coisas da maneira que você faz. Honre as suas diferenças e celebre as qualidades únicas do seu parceiro. O que você pode aprender com os pontos fortes da sua companheira? Lembre-se o que foi que fez você se apaixonar por ela em primeiro lugar.
Compromisso
Subjacente a todos esses itens na lista é o compromisso. Esta é a dedicação e determinação que são necessárias para fazer seu relacionamento tão bom quanto ele pode ser para si mesmo e para a sua cônjuge, ao longo do seu ciclo de vida. Boas relações valem o tempo e energia que você coloca nelas.
Como você faz para suas relações funcionarem? Olhando estas questões você sabe onde pode melhorar suas relações? Compartilhem seus pensamentos e opiniões nos comentários abaixo!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
10 dicas para perdoar uma traição
Dicas para relacionamentos mais tranquilos!
6 dicas de relacionamento com pessoas mais novas
7 dicas para ter mais atitude no relacionamento
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.