A vaidade masculina

Em Comportamento por André M. Coelho

A vaidade é um atributo de todo ser humano mas as mulheres sempre a expressaram com muito mais naturalidade. No entanto, nas sociedades mais modernas, este quadro vem mudando e os homens tem demonstrado mais a sua vontade de serem atraentes. Assim, o homem moderno procura melhorar sua auto estima e conquista mais autoconfiança em sua vida pessoal e profissional. A vaidade masculina só evolui, e já não é exceção: é a norma, ou seja, algo que todos devem seguir.

Cuidado com o preconceito

Não há nada demais em ser vaidoso. Com a vaidade masculina em alta, qualquer preconceito que surgir de amigos, familiares e até de colegas de trabalho se torna vazio. Você tem que deixar de lado os comentários maldosos e críticas e pensar: estou bem comigo mesmo? Eu me olho no espelho e me sinto bonito? Você tem que estar de bem com você mesmo para poder estar de bem com outros.

Leia também

Mas também, há o exagero

A busca pelo corpo e aparência perfeitos é algo que vem de milênios atrás. Os espartanos viviam para a guerra e para a perfeição do corpo e da mente. No Egito, os faraós esbanjavam seus pertences, até enterrando-os com eles. A partir do momento que a vaidade começa a tomar sua vida e fazer com que você se sinta mal consigo mesmo, um limite não muito saudável foi ultrapassado, e você precisa se cuidar antes de chegar a extremos.

Vaidade de homens

Ser vaidoso é bom, mas extremos devem ser evitados para não prejudicar sua saúde mental e sua integridade física. (Foto: nzlifestyle.9msn.com.au)

A vaidade masculina e as academias de ginástica

Vaidade masculina e academias andam lado a lado. Geralmente, há mais homens que mulheres na academia, cada um “sabendo” mais do que o outro sobre como cuidar melhor do corpo, ficar mais definido, conseguir um tanquinho permanente. Os homens ficam disputando entre si, levando o machismo pra um ambiente “saudável”. E aí é que está um dos problemas dos exageros, que falamos acima.

Nessa disputa cega, os homens começam a aumentar o tempo de academia. Junto a isso, fazem dietas para ganhar massa muscular sem acompanhamento profissional. Por fim, acabam tomando anabolizantes. Tudo isso, no curto prazo, tem resultados excelentes para o corpo. No longo prazo, a história é outra: insuficiência renal, câncer, tumores, necrose da pele. Acredite ou não, a não ser que você tenha uma genética muito favorável, só tem tanquinho e corpo definido quem usa anabolizantes ou vive pra isso. Se você estiver fora desses dois exemplos, terá que criar uma autoimagem diferente para não viver frustrado e não ter que apelar para recursos nada saudáveis.

Vaidade masculina e procedimentos estéticos

Além das academias, muitos homens também buscam os tratamentos estéticos, que estão em alta para o público masculino. SPAs masculinos, cirurgias plásticas, produtos de beleza voltados para homens. Até o botox, antes usado majoritariamente por mulheres, está se tornando cada vez mais popular com os homens. O transplante capilar, por exemplo, é um procedimento que está salvando muitos carecas por aí. Cirurgias de lipoaspiração para remoção de gorduras localizadas já são normais para homens. Ginecomastia para correção de mamas masculinas e mesmo aplicação de próteses de silicone nas pernas e no peito já são bem comuns para o público masculino.

Mas, de novo, lembramos: existe um nível saudável para as mudanças. Antes de fazer qualquer mudança no seu corpo com uma cirurgia plástica, todo homem deveria receber um acompanhamento psicológico. Assim, é possível que ele entenda melhor o motivo que provoca a mudança, evitando que a plástica seja feita apenas para começar uma bola de neve de mudanças que causarão uma avalanche de problemas, principalmente na auto estima masculina.

https://youtu.be/241u73ba-Rc

Vaidade masculina, depilação e corte de cabelo

Além dos procedimentos estéticos, já é bem comum homens que cuidam melhor do cabelo com cremes especializados e cortes profissionais, fazendo as sobrancelhas e as unhas de forma a conseguir um aspecto mais limpo e bem cuidado. A depilação a laser de barba e até pelos do corpo se torna cada vez mais comum. A depilação masculina e os cuidados com os pelos do corpo, inclusive os cabelos, se tornaram não apenas vaidade, mas uma questão de higiene básica, que ajuda não apenas na aparência física, mas toda a confiança que um homem precisa para fazer amigos, crescer na carreira e conquistar pessoas.

Vaidade masculina e moda

Por fim, a moda é algo que os homens tem que passar a acompanhar, para não se sentirem peixes fora d’água. Roupas e acessórios podem ser caros, mas fazem a diferença. Pulseiras, anéis e cordões não são mais exceções nas ruas e baladas, mas uma regra a ser seguida para aqueles que querem estar na moda. Lógico, você não tem que anular seu estilo pessoal para estar na moda, mas começar seguindo a moda é uma obrigatoriedade para que seu estilo não seja extravagante mas sim, sedutor e conquistador.

Não exagere. Cuide bem de sua aparência e saúde, dando tratos na sua vaidade. Mas evite ter um patamar “perfeito” de beleza. Afinal, tem muitas mulheres que ainda preferem uma boa camada de bacon do que uma salada de alface, se é que vocês me entendem.

Você cuida da sua aparência? Já exagerou alguma vez? O que você faz para acalmar sua vaidade?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário