5 coisas que podem acabar com uma amizade
As amizades podem acabar por muitos motivos diferentes porque nenhum relacionamento é exatamente o mesmo. No entanto, há cinco situações que merecem destaque como responsáveis por piorar o relacionamento entre duas pessoas ao ponto de acabar qualquer amizade. E quais são esses elementos?
Quando a amizade acaba: quando não há tempo para se encontrar com o outro
Estamos inundados pelos nossos amigos nas mídias sociais, mas com que frequência nós realmente os vemos? Se as reuniões com seus amigos estiverem acontecendo com menos frequência, isso pode fazer você se afastar tão mal que sua amizade terminará como resultado.
Leia também
A maneira de combater isso é fácil: crie tempo para seus amigos! Faça questão de ver e conversar com seus amigos pessoalmente, longe de smartphones e telas de computadores.
Amizade acaba por falta de reciprocidade
Embora os relacionamentos nem sempre sejam recíprocos 100% do tempo, se você não está devolvendo, e seu amigo assumirá que você realmente não se importa com a amizade e provavelmente vai buscar alguém que saiba como ser um bom amigo.
Se você se comportou egoisticamente com um amigo, dê um passo mental para trás e veja o que pode fazer para dar-lhes a devida atenção que eles merecem.
Negatividade pode acabar com uma amizade
Todo mundo tem uma ideia diferente de quando a negatividade é demais em um relacionamento. Algumas pessoas não se importam com pequenas fofocas ou brincadeiras, enquanto que para outros, ela se desenvolve até o ponto de se tornar insuportável. A negatividade pode assumir formas diferentes, como reclamações constantes e tendo uma atitude ruim em relação ao abuso verbal ou brincadeiras.
Se você foi negativo com um amigo, é hora de descobrir o por quê. A sua auto-estima está baixa? Você precisa sair de um relacionamento romântico ruim e, como resultado, você está descontando isso em seu amigo? Só você pode descobrir qual é o problema, mas vale a pena corrigir. Se o seu amigo atual decidir acabar com sua amizade, sua negatividade tornará mais difícil se conectar com alguém de novo.
Amizades podem acabar pela incapacidade de se adaptar
A única coisa certa em uma amizade é que em algum momento, ela mudará. Em que medida e como isso afetará a amizade variará de pessoa para pessoa. Com alguns amigos, quando a situação de uma pessoa muda, eles procuram novos amigos que mais se aproximem de sua situação. Os amigos que casaram, por exemplo, podem procurar novos amigos e gastar menos tempo com as amizades antigas. Quando as pessoas tem filhos, eles podem parar de convidar alguém sem filhos, porque eles assumem que eles não conseguem lidar com a vida deles agora.
Há muitas razões pelas quais uma amizade pode mudar, mas a questão chave é como você vai se adaptar? É uma boa ideia fazer novos amigos de forma contínua, então quando um relacionamento existente ficar confuso, pode demorar algum tempo antes de se tornar problemático e acabar com a relação. Muitas vezes, quando você teve tempo de se acostumar com o ajuste, a amizade pode continuar, mesmo que seja diferente do que antes.
Conflitos crescentes podem acabar com a amizade
Conflitos não precisam terminar com uma amizade. Na verdade, eles nem precisam significar que algo está errado. E, no entanto, parece muito difícil para as pessoas conversarem de maneira saudável. Os erros comuns que as pessoas cometem ao lidar com conflitos incluem fingir que nada está errado e deixando o problema crescer; cortar o amigo que tenta conversar com você; ignorar pistas de que um amigo já não suporta mais certos comportamentos, entre outros problemas.
Pense no conflito como um desejo de melhorar as coisas em sua amizade. Aborde os desentendimentos com o objetivo de entender, não de tentar mudar a mente de alguém ou fazer ela seguir o caminho que você quer. Lembre-se de que como você diz algo é tão importante quanto o que você diz.
O que você acha que pode acabar com uma amizade? Quais são os elementos essenciais de uma amizade para você?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
10 dicas para ser mais popular!
Como recuperar uma amizade perdida?
6 dicas de relacionamento com pessoas mais novas
Qual a diferença entre um colega e um amigo?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.