Como escolher uma boa mochila?
A filosofia para quase tudo na vida do consumista é que quanto maior, melhor. Mas quando se trata de comprar uma mochila, jogue essa crença fora. Na loja , você vai querer comprar uma mochila grande porque você vai começar a pensar: e se todas as roupas que eu quero carregar não se encaixam ? Ou, o que faço se eu precisar de algum espaço para todas as coisas que eu vou comprar? Como vou carregar meu equipamento ou material escolar na mochila?
Mas fique calmo. Mochilas tem vários tipos e vamos te ajudar passo a passo em como encontrar uma mochila ideal para suas necessidades.
Leia também
Mochilas: como escolher?
A maioria das pessoas colocam coisas demais na bagagem quando querem sair para viagens, passeios, caminhadas e até para ir para a escola. Isso acontece porque eles pensam que eles vão usar tudo que estão carregando. Você, na verdade, não vai usar nem um terço de tudo que carrega. Durante uma viagem, por exemplo, você estará muito cansado para sair todas as noites, assim também coloque de volta as todas as roupas extravagantes que você destinou a trazer. Você tem que aprender a ser mais seletivo com o que carrega na mochila, o que vai te ajudar a escolher melhor os itens que você tem de carregar.
Você tem que lembrar também, principalmente para mochilas de viagem que precisará de um espaço sobrando para colocar lembranças, presentes e tudo que você comprar enquanto estiver viajando.
Mochilas: correias e cinto
Qualquer que seja o tipo de mochila que você escolher, certifique-se que ele tem um cinto para firmar melhor em suas costas. O que a maioria das pessoas não sabe é que seus quadris podem carregar mais peso do que seus ombros. Sem o cinto, você derrama uma grande quantidade de peso de suas costas, podendo causar danos irreversíveis no longo prazo. Outra obrigação para qualquer mochila é que tem que ter correias ajustáveis. As correias são usadas para tirar o estresse de suas laterais e redirecioná-lo para outro lugar.
Esse esquema de distribuição de peso é principalmente importante para mochilas escolares, mochilas para montanhismo, mochilas para acampamentos e mochilas para trekking, onde você provavelmente terá que caminhar por várias horas carregando muito peso nas costas.
Mochilas: como saber qual eu preciso?
Uma mochila de motocicleta, que você pode levar em passeios motociclísticos é compacta e tem pouco espaço para carregar coisas, além de ser aerodinâmica para não prejudicar o consumo de combustível da motocicleta. A maioria delas também vem com reforços extras para o caso de quedas.
Mochilas para caminhada e corrida e mochilas para bicicletas ou a prática de esportes radicais precisam ser resistentes e, ao mesmo tempo, ter poucos compartimentos para não adicionarem muito peso. Geralmente, você precisa de espaço suficiente para carregar um celular, toalha, algumas barras de energia, água e um pequeno kit de primeiros socorros.
Mochilas para fotografia tem vários compartimentos para sua câmera e acessórios, assim como são mochilas voltadas para aqueles que tem vários apetrechos tecnológicos.
A mochila escolar e principalmente, a mochila infantil, devem ser as de menor tamanho aqui, forçando as pessoas que as usam a colocar pouco peso sobre suas costas.
Mochilas para viagens curtas são mais compactas, enquanto mochilas para acampamento, montanhismo, trekking e/ou viagens para o exterior tendem a ser grandes para carregar mais peso e itens.
Descritas estas mochilas e suas utilidades, você pode entender melhor quais delas você precisa e se pode usar uma só para mais de um fim.
Mochilas: Quantas eu preciso?
Em nossa recomendação, recomendaríamos uma mochila compacta, uma de médio porte e uma para viagens. A compacta pode ser usada para fins específicos, como viagens de motocicleta, ciclismo, caminhadas e corrida. A de médio porte pode ser usada para viagens de pequena duração, como mochila escolar ou para carregar equipamentos diversos. Já a de grande porte deve ser separada para uso em longas viagens, trekking, acampamentos e montanhismo.
Mochilas: Conforto e Tamanho
Antes de sair de casa, separe todos os itens que você precisa colocar em uma mochila sobre uma cama ou mesa. Separe diferentes itens para diferentes finalidades. Por exemplo, deixe separado seu equipamento de fotografia de sua barraca de acampamento, por exemplo. Analise quanto espaço cada um ocupa. Pense na praticidade e facilidade de acesso que você tem que ter a cada item na mochila, ou seja, se você for um fotógrafo, a câmera tem que ser fácil para tirar da mochila e ser montada. O reconhecimento do quanto você tem que carregar e onde cada item deve se encaixar vai influenciar diretamente no conforto da mochila.
Mochilas precisam ser testadas antes de ser compradas. Você precisa ser capaz de ver como ela se encaixa e olhar para todo o detalhamento, principalmente a costura. Vá a uma loja, experimente as mochilas e obtenha mais alguns conselhos dos ajudantes na loja. Se os preços são muito altos para você na loja, marque a marca e tipo de mochila que você olhou e verifique os preços na internet.
Mochilas: como comprar?
Na hora de escolher a mochila, você tem que ter em mente:
- Mochila de boa qualidade é cara, mas vai provavelmente durar por anos a fio;
- Procure por lojas especializadas em mochilas ou artigos esportivos;
- Não compre mochilas de marcas desconhecidas ou falsificadas. Elas vão durar muito pouco pela falta de controle de qualidade;
- Busque mochilas com zíperes grossos e que tenha uma costura reforçada em todos os pontos;
- Procure mochilas resistentes à água e preferencialmente, impermeáveis, principalmente se você vai colocar aparelhos eletrônicos dentro dela;
- Se resistência da mochila é um item importante (motociclistas e montanhistas, principalmente), procure mochilas reforçadas com Kevlar e/ou fibra de carbono;
- Lembre-se que mais compartimentos não significa mais espaço. É melhor uma mochila com poucos compartimentos mas que tenham eles bem espaçosos;
- Acolchoado nas correias, cintos e na parte traseira da mochila fazem uma grande diferença para o conforto;
- Não compre mochilas baratas e de má qualidade (não posso me cansar de repetir isso!);
- Partes plásticas tem que ser bem flexíveis. Quanto mais duras, mais fácil de quebrar elas são. Velcro é uma ótima opção ao plástico;
- Opte por mochilas com pelo menos 1 ano de garantia.
Mochila: preço
Você não quer ter dores de cabeça com mochilas, então espere gastar no mínimo R$250,00 em uma mochila de boa qualidade e que eu garanto que não te dará dores de cabeça. Mochilas maiores para fins específicos como viagem, trekking e montanhismo que tem boa qualidade custam mais de R$500,00. Se você for para o exterior, nossa dica é que você compre lá sua mochila, pois você encontra muito mais barato e com qualidade muito melhor. Opte por marcas importadas, pois as marcas brasileiras, salvo exceções, não tem boa qualidade ainda.
Mochila: onde comprar
Teste uma mochila antes de comprar. Compare os preços online com os das lojas físicas e tente conseguir um desconto. Lembre-se de ter paciência e não querer gastar pouco. Uma mochila é um alto investimento e uma mochila ruim pode, além de ser um desperdício de dinheiro, acabar com sua coluna.
Esquecemos de alguma dica para comprar mochilas aqui? Compartilhe nos comentários o que esquecemos e sua lista de dicas personalizada!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
6 dicas para descobrir seu estilo pessoal
Roupas Plus Size para homens! Onde comprar?
Comprar tênis nos EUA compensa? Veja sobre preço e qualidade!
10 looks para uma viagem de avião
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.