Como escolher um bom uísque? Dicas dos profissionais!
Scotch ou uísque é uma dessas bebidas especiais que conseguem destilar a essência de um lugar dentro de uma garrafa. Uma combinação de cevada escocesa, fumaça de uma chama queimada de turfa e água limpa, conspiram para dar a bebida seu sabor distintamente saboroso. Scotch só pode vir da Escócia, da mesma forma que Tequila só pode vir de partes do México, Champagne da França e Cachaça do Brasil.
A palavra uísque/whisky/whiskey vem da linguagem tradicional da Escócia, gaélico. Isso significa “água da vida” e nós bebemos a isso. Mesmo que você poderia, teoricamente, reproduzir o Scotch fora da Escócia, legalmente você não pode chamá-lo de Uísque Escocês (um pleonasmo), e como você vai aprender mais rápido, tanto da geografia da Escócia vai para a bebida que não há nenhuma boa razão para tentar reproduzi-lo em outro lugar. Aqui, então, é o seu guia definitivo do uísque escocês (esqueça outros, pois não chegam nem perto do sabor original!).
Leia também
Como é feito o legítimo uísque?
Em primeiro lugar, comece com a cevada. Se um uísque é “maltado”, significa que a cevada molhada foi espalhada em uma sala enorme e colocada em uma temperatura em que mal começa a brotar. Em outras palavras, o grão pensa que vai se transformar em uma planta e ganha um futuro no seu uísque.
Durante este malte, muitas destilarias usam a turfa, que é um tipo de carvão não mineral para “esfumaçar” o malte. Este, amigos, é como você consegue esse delicioso sabor defumado. Algumas outras coisas ajudam, mas este passo no processo realmente dá ao Scotch seu sabor único.
O processo de amassar!
O grão é moído em pó e jogado em um grande tanque de água, junto com o fermento que come os grãos e excreta álcool. A bebida é fervida algumas vezes, e depois o líquido resultante é colocado em barris que passaram a sua primeira vida segurando sherry, bourbon ou até mesmo centeio.
Se você já se perguntou por que um bourbon de quatro ou seis anos pode ser a altura da qualidade, mas bons uísques começam mais perto do 10 ou a marca de 12 anos, culpe o clima escocês. No Kentucky e Tennesse, onde também são fabricados uísques, fica tão quente nos armazéns durante o verão e muito frio durante o inverno que o líquido no interior se expande para a madeira e fica espremido muitas vezes durante o seu envelhecimento.
Na Escócia o processo é muito mais sutil. Há um envelhecimento mais gradual e um uísque em duplo tambor vai mesmo passar o tempo em dois tambores diferentes, absorvendo o caráter de cada um. Uma vez que é engarrafado, Scotch não fica melhor, mas se mantido em um lugar fresco e escuro, não deve piorar.
Diferenças entre Single Malt e Blended
Há muita confusão sobre a diferença entre single malt e blended. Scotch Blended é apenas isso: uma combinação de até 50 grãos (uísque não maltado) e single malts de vários produtores. Há leis severas que ditam a idade no rótulo. Não pode, por exemplo, ser inferior a três anos, e a idade no rótulo é para o uísque mais jovem na mistura.
O “single” em single malt refere-se a um único produtor ou destilaria. O que vem na garrafa, em outras palavras, é o resultado de um processo de produção e não uma mistura de muitos processos. Isso, para a pessoa que está pronta para mergulhar mais fundo nas águas da vida, é onde as coisas começam a ficar interessantes.
A Geografia influenciará sua escolha
Os single malts das cinco principais regiões fabricantes de Scotch da Escócia (Campbeltown, Highland, Islay, Speyside e Lowland) cada tem seu próprio sabor e nuances.
Campbeltown, conhecida por seus delicados e saborosos uísques, tem apenas um pequeno punhado de destilarias de trabalho que restam. Uísques Highland variam muito por causa do grande número de destilarias e variáveis geográficas, mas você pode contar com um sabor menos doce e turfoso (mas não tão esmagador). Garrafas de Islay são minhas favoritas, com sua fumaça e turfa poderosas.
Os Scotch de Speyside tendem a ir mais além com as pessoas que gostam de seus sabores um pouco mais complexos e sutis. No primeiro gole, você pode se decepcionar. Mas é só esperar por ele: o sabor está lá. Os uísques de Lowland, a partir da parte plana do sul da Escócia, são famosos por seu sabor delicado, graças à destilação tripla.
Algumas destilarias de oferecem um campo de imersão como mestre destilador. É não é barato, mas você vai saber mais sobre o whisky escocês que qualquer outra pessoa em um bar a partir de agora.
O gosto é a coisa!
Não importa qual uísque você está bebendo, há definitivamente uma melhor maneira de provar. As quatro coisas para procurar são cor, cheiro, paladar, e acabamento. Não basta pegar o seu copo e olhar para ele para obter a cor, mas mantê-lo em frente a luz solar natural ou uma luz branca forte.
Enquanto muitas pessoas bebem uísque single malt de um copo de uísque típico, o vidro adequado para o cheirar é na verdade um copito xerez, que se assemelha a uma tulipa. Talvez não seja a forma mais masculina para uma bebida tão masculina, mas é prático e eficaz. Com a boca aberta para que você possa respirar ar não embriagado enquanto você cheira, tomar um longo gole do uísque e sinta que sabores você cheira.
Adicionando água abre os sabores e reduz a queima de álcool. Os destiladores mestres sempre usam um pouco de água engarrafada de qualidade e às vezes até gelo para que eles possam provar as diferentes fases do Scotch enquanto o gelo derrete.
Alguns especialistas chegam a afirmar que um gole de café forte ou mordida de chocolate escuro ajuda no processo de apreciação.
O paladar é como fica o gosto e sensação quando você toma seu primeiro gole e o sabor e acabamento são os sabores que vem depois. Tome o seu tempo.
Pode demorar um pouco para realmente aprender os meandros de uma determinada marca. O uísque escocês fino levou anos para ser fabricado pelo destilador mestre e fabricantes que dedicaram uma vida inteira para a bebida, então o mínimo que você pode fazer é terminar a garrafa antes de correr para o julgamento. Na verdade, acho que você pode precisar de provar o seu caminho através de uma caixa ou duas antes de dizer qualquer coisa definitiva.
A ascensão dos uísques Blended
Embora os processos que regem a produção de whisky escocês não mudaram muito ao longo dos últimos 200 anos ou mais, houve um par de tendências intrigantes acontecendo que valem a pena conhecer, mesmo que apenas para soar mais inteligente quando você está no bar.
Após um período de declínio em popularidade nos anos 1970 e 80, quando muitas destilarias saíram do negócio, uísques Single Malt Scotch são mais populares do que nunca e raras edições atingem preços incríveis para colecionadores em leilão.
Em segundo lugar, como aqueles que misturam o uísque têm mais oportunidade de experimentar, uma categoria de nenhuma declaração de idade para o uísque se desenvolveu. Os produtores que normalmente usavam uma expressão como 10, 12, 15 e 18 anos não estão colocando qualquer tipo de declaração de idade na garrafa, mas tentando imprimir o caráter em suas bebidas de outras maneiras, tais como a combinação de uísques envelhecidos em vários estilos barril ou até mesmo misturando com base em uma cor desejada.
Sabendo tudo isso é hora agora de sair por aí, experimentar alguns sabores e escolher aquele que mais te agradar! Qual é o seu favorito?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Roupas anos 70, conheça!
Como abrir garrafa sem abridor?
Moda masculina anos 80, conheça!
Cabelo masculino nos anos 80, conheça!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.