Como escolher um carro com seu estilo?
Nosso carro diz muito sobre nós como uma pessoa. Não importa se nós queremos isso ou não, o carro que nós dirigimos dá aos outros a primeira impressão de nós e, não importa se você está parando em um conjunto de semáforos na cidade deixando uma mulher em casa após o primeira encontro, você quer que seu carro seja um reflexo preciso de você e toda sua personalidade. Com isso em mente, como escolher um carro que combina com o seu estilo?
Carro com estilo: comece pelos estereótipos
Vamos explicar os estereótipos usando um exemplo. Quando a Hyundai fez o ix35, desde o design até o marketing, ele foi pensado como um SUV compacto, para atingir dois públicos: famílias que precisam de carros espaçosos, e pessoas que querem um SUV compacto e urbano, mas que passe uma imagem “aventureira”. Basicamente, o estereótipo do SUV é o “aventureiro urbano”, e a Hyundai acertou em cheio. Várias outras marcas tem esses mesmos estereótipos para seus veículos, ou até uma identidade para suas próprias marcas. Outro exemplo, ninguém vai comprar uma Ferrari porque quer passar uma imagem de um executivo comportado e que respeita todas as regras e leis, não concorda?
Leia também
Apesar de soar negativo na maioria das vezes, o estereótipo é um ótimo e honesto começo para saber qual carro combina com seu estilo. Pergunte aos seus amigos qual a opinião eles tem sobre os carros que você quer comprar. “Acho esse um carro de pessoas mais velhas”, “esse é um carro de surfista”, são possíveis respostas que podem te ajudar a traçar um perfil da “personalidade” do seu carro.
Combine o estereótipo do seu estilo de carro com sua realidade
Todo homem gostaria de ser o 007 e chegar a uma festa dirigindo um Aston Martin, e aquele terno com sapato Oxford perfeitamente combinados para causar um impacto. O problema é que você vai olhar na sua carteira, e tudo que você encontra é aquele brasão do seu time favorito desbotado, e um rótulo de uma garrafa de cerveja de dois meses atrás. Traduzindo, você não vai ter o dinheiro para comprar um Aston Martin e o terno e sapato Oxford. Talvez o terno e sapato Oxford, mas o Aston Martin está fora da realidade da grande maioria dos brasileiros, e é preciso nos adaptar a essa realidade.
Voltemos ao nosso exemplo do Hyundai ix35 (nós gostamos do carro e da marca, temos que admitir): pode não ser o modelo topo de linha da Hyundai para um SUV, mas é um modelo que entrega o estereótipo do esportista urbano com o equilíbrio certo, e as ofertas da Hyundai para o ix35 o colocam dentro da realidade de uma maior parte dos brasileiros.
Abrace seu estilo e então, comece a definir o escopo de veículos que atendam às necessidades do seu estilo. Se pergunte se você é um cara aventureiro, urbano, executivo, pai de família. Pergunte isso também aos seus amigos, parentes, familiares. Defina qual a mensagem que você quer passar e por fim, coloque a mão no bolso e conte as notas. Se o dinheiro não der, não se esqueça de dar uma ligadinha pra concessionária pra ver também as possibilidades de financiamento.
Personalize o carro para deixá-lo com sua cara
O toque final de qualquer veículo para deixar com seu estilo pessoal é a personalização. Não é pra sair colocando adesivo pelo carro todo igual uma capa de caderno, ou colorir o carro todo como se você estivesse prestes a desfilar com ele no sambódromo. Você quer um carro personalizado com acessórios como um banco de couro, uma cor que combine com sua personalidade. Talvez uma luz decorativa na parte inferior do veículo, para dar um visual legal, ou uma central de GPS no carro.
É possível personalizar o carro diretamente na concessionária ou fora dela. Na concessionária, você ganha a garantia de fábrica, peças feitas de acordo com a especificação da montadora, uma segurança maior de que o equipamento usado não vai apresentar defeitos e que não vai ter problemas depois da instalação. Sem contar que se o veículo tem garantia de fábrica, ainda são até 5 anos de garantia para peças que fazem parte desse “estilo” de personalização. Aros de liga leve, insulfilme, entre outros elementos podem também ser usados na personalização do veículo, tudo para ficar com seu estilo.
O toque de mestre: carro com seu estilo tem que ter atitude!
Basicamente, não seja um panguá. Panguá é aquele cara que fica acelerando o carro para mostrar pra todo mundo, dirige a 80 km por hora em vias onde deveria estar rodando a 40 km por hora, bebe e dirige, não se importa em ser bem educado no trânsito. Não importa o carro que você tenha, o estilo estará diretamente ligado a atitude que você tem ao usar o carro. Mesmo que seja um esportivo super potente, as leis do Brasil não permitem que você seja um panguá. Você pode ser um piloto, em uma pista de corrida, acelerar ao máximo seu carro. Isso é outro papo. Mas ir a 200 km por hora, ou até mais? Isso é ser um panguá, um irresponsável, e não combinar o carro com seu estilo.
Pode parecer bobeira, papo de politicamente correto, mas não é. Só vão achar legal suas atitudes de panguá outros panguás, porque essa raça anda em bando. E dois panguás errados não fazem um certo. Você tem que decidir se será um panguá, ou se realmente quer ter um carro que combina com seu estilo, com personalidade, que seja imponente. Qual a sua escolha? Como você combina seu carro com seu estilo?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
10 qualidades de um homem que as mulheres procuram
O que é um sapato Oxford masculino? Como escolher?
10 dicas para combinar um sapato Oxford masculino
Como montar um look despojado masculino?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.