Como escolher um cinto masculino?

Em Moda masculina por André M. Coelho

Homens normalmente não pensam muito na hora de escolher um cinto. Mas deveriam.

A escolha entre um cinto de pano e um de couro pode fazer a diferença na hora de dar um toque refinado no conjunto. Lógico que nem todo mundo tem dinheiro para comprar um cinto de pele de lagarto ou couro de crocodilo. Mas não é isso que fará de você mais estiloso.

Qualquer loja de departamentos decente terá cintos de várias formas, tipos e estilos diferentes. Todos eles terão uma medição que estipula o tamanho certo para sua cintura. Portanto, se você tem uma cintura entre 33 e 34 polegadas, você irá precisar de um cinto entre 36 e 40 polegadas. Se você exagerar no tamanho, também corre o risco de ter um cinto que fica com aquele excesso horrível pra fora e que ninguém sabe como esconder bem.

Leia também

Modelos básicos de cintos

A regra básica para usar um cinto: quanto mais simples, quanto menos chamar a a atenção dos outros, melhor. (Foto: louisvuitton-belt.org)

Não tente comprar um cinto mais caro do que seus sapatos ou ternos. Um cinto é um complemento, não o elemento principal de seu guarda-roupa. Portanto, você também deve pensar com cuidado na combinação de peças em seu guarda roupa. Se você tem apenas sapatos pretos, nem pense em comprar um cinto marrom. Para aquela sua bermuda esportiva, um cinto de couro definitivamente não ficará apropriado, sendo melhor optar por um de pano, mais largado. Resumindo: sandálias de praia pedem cintos de pano, sapatos pretos pedem cintos pretos, sapatos marrons pedem cintos marrons. Simples assim.

Um cinto de couro é menos casual do que um cinto de pano. por isso, busque pelas duas opções. Mas tente não comprar cintos de pano “moles”, como fitas. Eles tendem a não suportar o peso das roupas bem e você terá que ficar arrumando-os em sua cintura, o que não é apenas deselegante mas também muito feio.

E a não ser que você curta muito o estilo cowboy, pense bem na fivela que escolhe para o cinto.

Ao armazenar seus cintos, nunca deixe-os dobrados. Estique-os e os mantenha nesta posição quando não estiverem sendo utilizados. Assim, eles não serão danificados por terem sua curvatura forçada desnecessariamente.

Há muitos estilos diferentes de cintos no mercado. Caso você não seja adepto de um estilo de moda específico, quanto mais simples o cinto melhor. Se você anda sempre formal, com a camisa para dentro das calças, nunca ande sem um cinto. Se você teve que furar um buraco a mais em seu cinto, simplesmente compre outro ou trate de emagrecer.

Comprar um cinto é muito fácil. Difícil é usar um.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário