Como evitar queda de cabelo
Perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia é considerado algo normal. A perda passa a ser algo preocupante quando de fato percebemos que o cabelo está ficando ralo, o couro cabeludo com maior espaço entre os fios, e os fios estão por toda parte, como no travesseiro e durante o banho. A queda de cabelo e a calvície são o drama de muitos homens, e podem ter variadas causas. Algumas dessas causas possuem tratamento, e infelizmente outras são incontornáveis, uma verdadeira imposição da natureza genética. Antes de enumerarmos o tratamento para queda de cabelos, vejamos as principais causas do problema:
Leia também
- Nutrição carente de certos nutrientes, como zinco, proteínas, ferro, vitaminas do complexo B.
- Intervenções externas, como chapinhas, secadores de cabelo, produtos químicos muito fortes.
- Tratamentos médicos, como quimioterapia, uso de anticoagulantes.
- Alterações hormonais, como hipotiroidismo, hipertiroidismo, etc.
- Stress emocional, noites mal dormidas, cansaço e tensão excessivos.
- Herança genética.
- Seborréia, oleosidade e caspa contribuem com a perda dos fios.
Tendo em vista as possíveis causas, vamos ao tratamento de cada uma delas:
- Para evitar a queda de cabelo você pode começar privilegiando os alimentos que contenham os nutrientes acima. O zinco é encontrado em frutos do mar e carnes; as vitaminas do complexo B são encontradas em batata, banana e cereais; o ferro é encontrado em folhas verde escuras, carnes, feijão; as proteínas são encontradas nas carnes, ovos e laticínios.
- Se o seu cabelo é oleoso, possui caspa e seborréia, faça o tratamento para esses problemas. Eliminando-os, quem sabe a queda dos fios não diminui? Saiba como eliminar a caspa definitivamente!
- Se você faz uso de produtos químicos para o cabelo, como alisadores, tinturas, usa chapinhas e secador de cabelo, experimente ficar um bom tempo sem usar. Essa pode ser a causa, e a suspensão de seu uso o tratamento mais eficaz. A química tende a enfraquecer os fios que caem com mais frequência que um cabelo livre de intervenções externas.
- Ao lavar os cabelos, nunca use água muito quente, pois ela deixa os fios oleosos e consequentemente com mais propensão á queda.
- Faça anualmente exames de sangue que mostrem como está sua glândula tireoide. O problema pode estar aí, e o tratamento é feito através de medicamentos receitados por um endocrinologista.
- Finalmente, a herança genética! Essa é incontornável e implacável. Infelizmente ainda não existe tratamento contra a imposição dos genes. Se você olha pra trás e vê o seu pai e o seu avô calvos, prepare-se para ficar também. Dermatologistas receitam remédios e injeções, mas o problema é no máximo retardado, não eliminado. A única solução para isso é posteriormente o implante capilar.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como fazer relaxamento de cabelo masculino?
Cabelo masculino descolorido: como cuidar?
Usar condicionador todo dia? Qual a forma certa de usar?
Como fazer o cabelo crescer liso! Masculino!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.
5 comentários para: “Como evitar queda de cabelo”
Alexandre Sanseverino
Olá!
No caso da genética, do “olhar para trás”, é-me meio difícil chegar à conclusão correta, pois meu pai era calvo (tinha duas entradas modestas na frente e a “careca de São Francisco”), mas meu avô paterno tinha todos os cabelos e branquinhos!
Danilo de Oliveira Pittol Teixeira
Eu tenho uma calvice nas laterais.diz que tem produtos que faz nasce de novo isso e verdade ou mentira.
Equipe Beleza Masculina
Danilo, em alguns casos é verdade. Mas tem que ter recomendação e acompanhamento médico pra isso.
Antonio Paulino Filho
Tenho dois irmãos sou mais velho tenho 47 anos meus outros dois irmãos tem uma calvice bem maior que minha, com essa idade de 47 anos corro risco aumentar ainda mais minha calvice
Equipe Beleza Masculina
Há chances, mas tenha paciência Antonio. Aprender a lidar com seu visual é melhor do que ficar triste com ele. Leia nosso artigohttps://www.belezamasculina.com.br/11-dicas-moda-para-carecas/ e veja como lidar com isso!