Como funciona a fita de clareamento dental?
Para muitas pessoas, os dentes amarelos são problemáticos e causam atenção indesejada. À medida que envelhecemos, nossos dentes escurecem naturalmente. No entanto, manchas na superfície dos alimentos que ingerimos e no uso do tabaco podem fazer com que os dentes escureçam ainda mais, resultando em vários tons de cinza e amarelo.
Existem muitas maneiras de clarear os dentes. Você pode ter visto tiras de clareamento disponíveis na farmácia. A maioria dos produtos de branqueamento vendidos sem receita é considerada segura pela Health Canada – mas isso não significa que eles não irão prejudicar sua boca ou trabalhar.
Leia também
De que é feita a fita de clareamento dental?
As tiras de clareamento que você compra na farmácia são feitas de plástico sintético conhecido como polietileno. É o mesmo material usado em sacolas plásticas, recipientes para alimentos e embalagens. O plástico é cortado em pequenas tiras flexíveis revestidas com um gel rico em peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.
Os peróxidos são os agentes clareadores das tiras. As tiras também contêm água, glicerina, carbômero, um polímero adesivo conhecido como PVP, um agente espessante chamado copolímero de acrilatos, sacarina de sódio por gosto, pirofosfato para proteção de manchas e hidróxido de sódio para manter o pH nas tiras neutro.
Os produtos químicos usados nas tiras de clareamento sem receita são seguros em pequenas doses, mas nem sempre se juntam e funcionam quando estão em quantidades limitadas.
Como funciona a fita para clarear os dentes?
Cada tira é revestida com a mistura de substâncias químicas mencionada acima. Você coloca uma tira sobre os dentes superiores e a outra sobre os dentes inferiores. A mistura nas tiras penetra nos dentes para aliviá-los. Geralmente, você deixa as tiras por um período definido. Cada marca tem um horário diferente, portanto, consulte as instruções que acompanham os branqueadores.
A maioria dos kits de clareamento vendidos sem receita contém tiras suficientes para que você possa usá-los duas vezes ao dia por aproximadamente duas semanas. Desconfie de produtos que alegam que podem branquear os dentes imediatamente ou dentro de algumas horas. Esses produtos geralmente não funcionam e causam mais danos aos dentes do que benefícios.
Clareamento dental com fitas adesivas funciona?
Se você usar fitas de clareamento correta e moderadamente, seus dentes ficarão bem. No entanto, se você usar mal clareadores de venda livre, sem receita, seus dentes e gengivas poderão sofrer impacto.
Dentes: seus dentes podem ficar sensíveis ao frio ou ao calor após o uso de tiras de clareamento. No entanto, se você tiver cáries ao usar tiras de clareamento, elas podem se agravar e piorar.
Gengivas: os produtos químicos usados nas fitas de clareamento são seguros – mas se você exagerar e usar as fitas mais do que o indicado, suas gengivas podem sofrer impacto. As tiras não foram projetadas para caberem apenas na boca, mas para todas as bocas. Essas fitas de tamanho único podem ser grandes demais para a boca e ficar sobre as gengivas, causando inflamação.
Pontos: as fitas de venda livre apresentam um design unidimensional, mas nossos dentes são tridimensionais. Isso significa que as tiras não conseguem penetrar nas curvas e espaços encontrados nas bordas dos dentes. Em vez de uma brancura uniforme entre os dentes, você recebe uma mancha branca no meio de cada dente, enquanto as bordas permanecem amarelas. As manchas no centro de cada dente contrastam bastante com as bordas amarelas, destacando-as (as bordas).
Qual é a maneira ideal de clarear os dentes?
A maneira ideal de clarear os dentes é visitar o dentista para um procedimento abrangente de clareamento. Se você precisar usar tiras de clareamento, consulte o seu dentista com antecedência. Eles podem recomendar uma marca em que confiam. Você também deve estar preparado para ver resultados limitados com tiras de clareamento de venda livre. Eles podem funcionar, mas nem sempre.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Quanto custa um implante dentário? Onde fazer?
Água oxigenada – Usos e aplicações!
Escovas de cabelo para homens: conheça e escolha!
Pasta de dente na espinha funciona? Mito ou verdade?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.