Como lidar com boatos e fofocas?

Em Comportamento por André M. Coelho

Às vezes podemos sentir que os ambientes onde estamos se assemelham ao ambiente rico de rumores e boatos do nosso ensino médio. Como uma brincadeira de mau gosto de telefone sem fio, histórias sobre seu chefe, uma decisão da empresa, seus colegas de trabalho, suas ex namoradas, ou sobre você mesmo podem se espalhar rapidamente e criar um ambiente tóxico.

Se você se encontra no lado de recepção dos olhos atravessados e sussurros silenciosos, é hora de agir antes que as fofocas e rumores acabem destruindo sua reputação e a imagem que você lutou tanto para construir..

Leia também

Como lidar com fofocas e calúnias: esclarecendo as histórias

Se você sabe absolutamente que as fofocas são falsas e as pessoas estão espalhando essas histórias, confronte-as com gargalhadas. Seja leve sobre isso, corrigindo a história e fazendo uma piada de quão tola é a fofoca. Lidar de forma leve com as mentiras e fofocas fará com que os fofoqueiros de plantão deixem de lado as histórias porque não estarão mais te afetando.

Como lidar com fofocas e intrigas: afaste suas emoções da situação

Quando a fofoca ou o rumor é uma ofensa pessoal, nunca coloque o fofoqueiro na defensiva. Confronte a pessoa que está tagarelando de forma leve e aberta. Não tome os rumores de forma emotiva e comunique a verdade absoluta sobre o assunto para que qualquer fofoca possa ser abafada rapidamente. Quanto mais leve você for com a situação, mais fácil será de impedir que o fofoqueiro continue espalhando histórias ruins sobre sua pessoa.

Lidando com fofocas e rumores

Fofocas e boatos podem destruir uma reputação quando não se sabe lidar bem com elas. (Foto: Waterpark Leadership)

Como lidar com fofocas e rumores: pedindo ajuda

Se aproxime do fofoqueiro e outros que podem estar a espalhar as fofocas e peça ajuda para abafar os rumores. Faça dessas pessoas seus aliados, e dê a eles a oportunidade de ajudar a espalhar a verdade e acabar com todos os rumores e fofocas.

Cultive um ambiente sem fofocas e rumores

Se você estiver em uma posição de gerenciamento no trabalho, lembre à equipe que a fofoca é contra-intuitiva para o sucesso de todos. Para que seu departamento seja bem sucedido, a comunicação aberta e honesta é a chave, não o ato de ficar espalhando rumores. Lembre a seus colegas e subordinados que as fofocas são conversas inúteis e todos ficarão menos propensos a se envolver nela. O mesmo princípio vale entre amigos e colegas, que ao ver sua atitude contra fofocas e rumores passarão a evitar fazer o mesmo sobre você ou perto de outras pessoas.

https://youtu.be/3lSeJcX1rVE

Uma comunicação aberta é uma das melhores maneiras de lidar com a fofoca

Pratique o que você prega. Quando a comunicação entre as pessoas se dá abertamente, há menos espaço para fofocas, pois não há nada para fofocar. Ao manter as linhas de comunicação abertas, você não dará a possibilidade de dar aos boatos a munição que eles precisam para continuarem. E isso vale para todos os ambientes: profissional, familiar, amigos…Onde quer que você esteja, se a comunicação ficar aberta, será possível esclarecer tudo.

Vocês já tiveram que lidar com fofocas e rumores? Quais estratégias funcionaram para vocês?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário