Como ser mais interessante ao conhecer pessoas!
Se eu tivesse que chegar a uma definição pessoal do que torna alguém interessante, é que eles têm conhecimento ou informação que outras pessoas gostariam de ter, mas ainda desconhecem. Pode ser coisas tais curiosidades, idéias, experiências de vida, gostos, filosofias, perspectivas ou visões de mundo.
Você provavelmente pode pensar em um momento em que você conheceu alguém que teve um trabalho único ou estilo de vida e você estava ansioso para ouvir, compreender e se conectar com. Ou você provavelmente conhece alguém que olha para as coisas um pouco diferente, e você gosta de ouvir as suas opiniões sobre o mundo.
Leia também
Principalmente para causar uma boa impressão ao conhecer pessoas, não basta apenas ser uma constante novidade. Há mais coisas que devemos considerar e adquirir em nosso trajeto para despertar o maior interesse dos outros por nós.
Se você quiser ser mais interessante, seja real e viva uma vida divertida
Ser mais interessante não é sobre ficar sentado em casa uma hora antes de encontrar os seus amigos para jantar e enfiar alguns fatos interessantes em sua cabeça para abrir mais tarde durante as conversas. É sobre como viver uma vida variada e realmente se torna o tipo de pessoa que tem coisas novas que pode apresentar a todos. Nem sempre é o caso, mas algumas pessoas socialmente inexperientes viveram uma vida bastante unidimensional, especialmente se eles são mais jovens. Talvez eles possam ser interessantes para quem quer ouvir sobre o seu punhado de passatempos, mas isso é apenas alguém falando sobre ele mesmo.
Portanto, tente preencher o seu cérebro com um monte de conhecimento e experiência. Isso não é uma tarefa árdua, mas você pode precisar de tomar uma decisão consciente de não dedicar todo o seu tempo ao seu pequeno número de interesses naturais em detrimento de tudo o mais.
Leia muito. Se há uma exposição na sua cidade, visite-a. Ouça outras pessoas interessantes. Procure novos lugares em sua cidade. Experimente coisas novas. Exponha-se a novas idaias. Ouça a nova música. Assista filmes novos. Forme suas próprias opiniões.
Não basta fazer as mesmas coisas, semana após semana. Faça isso o suficiente, e por um tempo suficientemente longo que você vai realmente ser uma pessoa mais interessante. Neste ponto, tudo o que você tem a fazer é abrir a boca e contar que o que você tem a dizer e sempre vai valer a pena para as outras pessoas te ouvirem.
Seus pontos de vista e experiências não tem que ser extremos para serem interessantes
A caricatura de uma pessoa interessante é alguém que pula de para-quedas, ou que escreve artigos de revistas sobre bandas de rock enquanto participa de uma turnê com eles. Tenho certeza de que essas são coisas fascinantes para ouvir falar, mas as pessoas podem ser interessantes sobre coisas muito mais mundanas, coisas do dia a dia.
Se a sua perspectiva e as histórias são frescas e instigantes, alguém pode se tornar interessante falando sobre seu trabalho como veterinário ou secretário jurídico, ou dando um resumo de um filme assistiu. A maioria das pessoas tem mais coisas interessantes para falar do que eles imaginam. Você precisa ser seguro e testar os assuntos, descobrindo quais deles despertam maiores interesses dos outros.
Aprenda a apresentar o que você tem a dizer de uma forma envolvente
Este é um super conselho geral. Ser interessante é tanto sobre como você diz algo quanto o que você tem a dizer. Duas pessoas podem ter a mesma história básica, mas uma delas pode apresentar a história de forma não tão interessante. Já o segundo pode tornar cada uma das histórias um espetáculo, uma rotina teatral sem exageros, mas que toma a atenção dos outros.. Uma pessoa interessante pode usar um tema banal, como o que aconteceu no trabalho naquele dia, e transforma-lo em um monólogo ágil. Uma pessoa pode ser desinteressante falando de algo envolvente e tirar o máximo do assunto.
Geralmente, se você tiver que falar alguma coisa, você pode geralmente colocar algum esforço para editar as partes mais maçantes e apresentá-la sob uma luz interessante. Tente injetar seu humor e vistas para o que você tem a dizer. É quase um tipo de talento que o desempenho melhora com a prática. Portanto não tenha medo de soar sem graça algumas vezes até encontrar as palavras certas para falar.
Outra parte deste aspecto da apresentação de ser interessante é o pacote global que você apresenta para as pessoas. Se você se sair como alguém vale a pena ouvir, as pessoas estarão mais propensas a querer ouvir o que você tem a dizer. Se você parecer como alguém que é melhor ser ignorado, então as pessoas não podem dar a chance apropriada para as coisas interessantes que você tem a dizer.
Desenvolva um instinto para saber sobre o que as pessoas querem ouvir
Não há nenhum ponto em dizer alguma coisa se a outra pessoa não se preocupa com isso. Você tem que conhecer o seu público a um grau e adequar a sua conversa para o que eles preferem ouvir.
Você pode ser interessante por entrar em detalhes sobre as matérias que você está assistindo na faculdade em uma conversa com sua avó, por exemplo. Se os seus pais pedem, você pode se concentrar nos amigos que você está fazendo, os encontros, baladas, porque você pode dizer que é o que eles querem principalmente saber. Você pode dizer a seus amigos de sua cidade natal histórias de bebedeiras.
Você também tem que medir a quantidade de informação que alguém quer. Digamos que alguém menciona algo que lembra de uma história boa. Você pode perceber que você tem que preparar uma versão de trinta segundos, caso contrário, a atenção da outra pessoa vai passear em outros cantos.
Ser interessante é sobre a promoção de sua singularidade
Você dificilmente pode ser interessante se você tem as mesmas coisas a dizer, como todos os outros. Se interessante é dar sua perspectiva única que só você pode oferecer. A sua opinião sobre uma questão política pode ser aromatizada por um punhado de livros de histórias que você lê. O ponto de vista de outra pessoa pode ser afetado por um determinado trabalho que tinha. Talvez outra pessoa tenha algum conhecimento de informação privilegiada em primeira mão sobre o assunto.
Se você e seus amigos estão sentados e conversando, há muitas coisas que só você pode contribuir para a conversa. Você pode adicionar esses pontos porque você já passou algum tempo fazendo suas próprias coisas e aprofundando em áreas que lhe interessa. No processo, você já adquiriu novela conhecimentos, perspectivas e experiências.
Não subestime o quão interessante certos aspectos peculiares ou intelectuais que você possa acrescentar em uma conversa. Você pode impressionar as pessoas com o seu conhecimento de alguns tópicos bastante esotéricos.
Não pense que você tem direito a ser visto como interessante só porque você tem um certo conhecimento
Já me deparei com pessoas que estavam muito bem informadas sobre coisas como política, filosofia e questões internacionais. Eles se saíram mal nas conversas porque eles achavam que tinham esse “conhecimento interessante”, mas ninguém parecia se importar muito que eles tinham esse conhecimento. A pessoa tem que ter o conhecimento da situação para saber quando falar de certa coisa não desperta muita atenção. Poucas pessoas querem ouvir de números do trabalho, por exemplo, numa mesa de bar ou encontro com amigos.
O mesmo vale para ter experiências particulares. Falar sobre o restaurante afrodisíaco que você visitou na Tailândia enquanto estiver fazendo um lanche no escritório pode ser frustrante, tanto por lembrar aos outros que eles não fizeram a viagem, quanto para te fazer soar como arrogante.
Considerações Finais
Curiosidade, prática, vontade, assumir riscos. Ser interessante é tudo isso. Encare o processo de se tornar mais interessante como um treinamento, ensaio e erro. Não tenha medo de cometer algumas gafes. Mesmo reis e rainhas tem de aprender a falar com seus súditos com muito treinamento.
Como você se torna mais interessante para os outros? Que dicas daria para quem está conhecendo outras pessoas agora?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
6 dicas de relacionamento com pessoas mais novas
Como descobrir e guardar segredos das pessoas?
Como se afastar de uma pessoa?
Assuntos para conversar com a namorada sem cair no tédio!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.