Creatina, curiosidades e dicas sobre este suplemento
A cada dia que passa, os homens que praticam musculação ficam mais antenados em dietas, treinos e, claro, suplementos. E como todo bom esportista sabe, os suplementos ajudam a complementar a alimentação diária com nutrientes específicos para quem pratica esportes. Ora, se você gasta mais energia (e músculos) jogando futebol, por exemplo, é normal que você precise de mais nutrientes que uma pessoa sedentária para repor as energias.
Leia também
- Hipercalórico engorda em quanto tempo? Como tomar?
- Cuidado com a marca de Whey Protein que você escolhe!
Um dos suplementos alimentares mais procurados é, sem dúvida, a creatina. Homens que praticam musculação e almejam ter um corpo sarado, recorrerem à creatina como forma de obter melhor desempenho em diversos esportes.
E eles estão certos. Uma das principais características da creatina é dar mais energia ao atleta aumentando a atuação e desenvolvimento dos músculos. Mas vale lembrar que a substância já é produzida pelo fígado e pelo pâncreas, portanto não adianta ingerir uma grande quantidade da versão sintética, pois ela será expelida pela na urina e você estará perdendo dinheiro.
E isso vale para a conhecida “fase de saturação”, período inicial de ingestão do suplemento quando é indicado o alto consumo de creatina, de 10g a 20g por dia. Acreditava-se que consumindo tanto assim logo no primeiro contato aconteceria a “ativação” do corpo para o suplemento e, assim, ao atleta teria melhores resultados. Contudo, foi comprovado pela pesquisa da Universidade de St. Francis Xavier, na Nova Escócia, que os atletas excretaram 46% do excesso de creatina ao consumir 0.1 gramas por quilo do corpo.
Encontrada em forma de cápsula ou em pó, a creatina é ingerida por 10 entre 10 fisiculturistas. Usualmente, é recomendado que sejam ingeridos cerca de 3 a 5 gramas de creatina por dia, sendo muitas vezes acompanhado com um carboidrato de alto índice glicêmico, como a Maltodrextina. Mas vale sempre lembrar que a melhor opção é procurar um profissional, como um nutricionista antes de começar a ingerir qualquer suplemento.
Fique atento!
Pode perguntar para qualquer atleta que consome creatina se a boca não fica mais seca durante dia. Isso acontece porque esse suplemento drena grandes quantidades de H20 para dentro das células o que pode causar a sobrecarga do fígado e dons rins. Por isso, beber muito água durante o período que você estiver ingerindo creatina é muito importante, não se esqueça!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Melhores suplementos para emagrecer
Hyperbody, o que é? Como funciona?
O que é o metadrol? Quais os efeitos colaterais?
Follidrone: benefícios, efeitos colaterais, e como consumir!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.