Depilação à laser faz mal? Riscos que ninguém lhe conta!

Em Cabelos e barba por André M. Coelho

Tratamento de depilação a laser é geralmente um procedimento seguro quando realizado por um profissional qualificado e experiente, embora existam riscos associados ao tratamento de depilação a laser efeitos colaterais. Existem diferentes categorias de efeitos colaterais que você pode experimentar. Quaisquer efeitos secundários devem ser comunicados ao seu médico e aos profissionais responsáveis pela aplicação do procedimento.

Efeitos colaterais/riscos normais da depilação a laser

É normal você experimentar alguns efeitos colaterais menores após o tratamento. Estes podem incluir:

Leia também

A vermelhidão na área tratada é muito comum e é vivida pela maioria das pessoas que fazem a depilação a laser. Exposição ao Laser pode criar uma ferida na derme da pele e faz com que as camadas superiores a esta se tornem vermelhas. Este efeito secundário pode ser reduzido através do resfriamento da área após o tratamento.

Efeitos colaterais/riscos temporários de Depilação a Laser

Efeitos colaterais temporários podem aparecer e desaparecer depois de um curto período de tempo. O prazo usual para tais efeitos colaterais varia de dias a semanas, meses no máximo. Você pode sentir efeitos secundários como:

Reduzindo riscos de depilação a laser

Os riscos, como o aparecimento de manchas após a depilação, diminuem se há um preparo correto do paciente e dos profissionais envolvidos. (Foto: www.dreamstime.com)

Os efeitos colaterais/riscos graves da Depilação a Laser

Há mais graves efeitos colaterais e riscos que você pode experimentar. Estes têm uma implicação muito maior do que os efeitos secundários normais e temporários, e podem causar problemas ainda piores se não forem tratados corretamente. Tais efeitos secundários incluem.

Cicatrizes

No passado, este era um dos piores efeitos colaterais. A principal causa de formação de cicatrizes é o próprio laser. Uma infecção após o tratamento pode causar a formação de tecido cicatricial também. Sistemas pulsados ​​de depilação a laser podem minimizar o risco de ficar com cicatrizes após o tratamento.

Hiper-pigmentaçã

É o escurecimento da pele. Isto é causado por um aumento na produção e deposição de pigmento na pele. Você é mais propensos a desenvolver este problema se tiver a pele bronzeada ou escura. Os efeitos são geralmente apenas temporários e podem ser tratados com agentes de branqueamento.

Queimaduras

Queimaduras na pele podem ser um efeito colateral grave, mas felizmente são muito raras. Estes podem ser tratados com curativo adequado e cuidados posteriores.

Lesões oculares devido ao laser

As lesões oculares podem acontecer por causa do laser. Segurança é imperativa quando se você tiver qualquer tipo de tratamento a laser, o que significa usar óculos de proteção. O óculos adequado para o comprimento de onda do laser vai evitar lesões oculares decorrentes do contato do laser direto ou indireto.

Infecção de feridas

Infecções de feridas só ocorrem quando a epiderme da pele está danificada. Bactérias, vírus e fungos podem causar infecção. Cremes antibióticos e antivirais devem ser usados ​​após o tratamento para minimizar o risco de contrair uma infecção.

Os efeitos colaterais/riscos raros de Depilação a Laser

Você também pode experimentar alguns efeitos colaterais raros. Estes são muito raros, mas devem ser levados em consideração. Eles incluem:

Purpura é o sangramento na pele e aparece como um roxo ou pequeno rasgo na pele. Pode ser causada por danos na parede do vaso sanguíneo. Geralmente é apenas temporária, com duração de cerca de 3-5 dias. Se você perceber isso, você deve informar ao seu médico. Crostas podem aparecer depois do tratamento com certos tipos de laser. Isso geralmente é causado pelo excesso de tratamento em uma área. Este pode ser tratado com cuidados pós-operatórios e é recomendado se um laser de rubi ou de alexandrita de longo pulso foi usado.

Considerações Finais

Todo procedimento que envolve material cirúrgico tem algum tipo de risco. Converse com seu médico dermatologista antes de começar um procedimento de depilação à laser para evitar e reduzir as chances de que você sofra com os riscos acima citados. Fazendo certo, dificilmente você terá problemas.

Você já fez depilação a laser? Como foi a experiência? O que recomendaria a outros leitores?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

28 comentários para: “Depilação à laser faz mal? Riscos que ninguém lhe conta!”

  • Valter Luiz Espanhol

    Li todo seu comentário é faço a pergunta: depilacão a laser na parte interna da orelha tem efeitos colaterais? Eu tenho pelos na parte interna da orelha, posso fazer laser? Como proteger? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Não tem problema Valter, mas não pode remover todos os pelos. Eles são também uma proteção para suas orelhas.

      Responder
  • Marco

    Uso aparelho dentário posso fazer depilação a laser na barba e bigode?

    Responder
  • Jayzon

    Existe depilação a laser para virilha? Se sim, é seguro? Vale apena fazer? Ou na cera é melhor?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Sim, e é muito seguro. Não precisa fazer só na cera.

      Responder
  • Manuel Pereira

    A minha fiolha fez depilação a laser, e ficou com o corpo todo cheio de borbulhas, o que fazer para resolver isto?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Conversar com um dermatologista, e obter o os cremes apropriados.

      Responder
  • Marcia

    Fiz depilação a laser meia perna, virilha, axila e ânus. Mas o único lugar que está me incomodando é a perna. Tem 3 dias que coça muito. O que posso fazer?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Marcia, converse com um dermatologista, e veja um bom creme como recomendação.

      Responder
  • Danielly Soares

    Ótimas informações! Parabéns!

    Responder
  • Miriam

    Olá, fiz um seção de laser no buço. A minha pele queimou, criou até uma casquinha e depois saiu, mas consigo ver a marca branca onde o laser feriu a pele. Tem como tratar essa mancha p sumir? Ou a pele queimou e não sai? Se continuar o tratamento vai piorar?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Tem como tratar sim, Miriam. Tem que conversar com um esteticista e um dermatologista para os procedimentos apropriados serem tomados.

      Responder
  • Nelia Oliveira

    Porque ficaram brancos alguns pêlos do buço após 2 secções de laser?
    Obrigado

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Nelia, porque o laser começa a atingir a melanina, que dá a cor aos pelos.

      Responder
  • Marcia

    O lezer na virilha, pode causar algum danos no útero?

    Responder
  • Ana Paula Rodrigues

    A axila clareia fazendo este processo de depilação?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Ana,

      Algumas pessoas dizem que melhora, pois não há mais o atrito entre os pelos e a pele. O ideal é consultar seu dermatologista para saber como resolver o problema.

      Responder
  • Marli

    No dia 27/06/2016, fiz cirurgia de tireoide retirada total, e já vinha fazendo depilacão a lazer…posso continuar a fazer? Ou a depilacão poderia causar algum mal a minha saude?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Marli,

      Converse com seu médico sobre este assunto!

      Responder
  • Andreia

    Fiz 5 sessões de depilação a laser na virilha e estou sentindo que meus lábios vaginais estão super sensíveis, impedindo, inclusive, as relações sexuais. Esse sintoma está ligado às sessões que fiz?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Olá Andréia,

      Pode ser que alguma característica do tratamento ou dos produtos utilizados estejam lhe causando esta sensibilidade. Por favor converse com o especialista que fez o procedimento para ele te orientar.

      Responder
  • Luli

    Olá, estou fazendo depilação a laser nas axilas e após 03 sessões percebi que estou transpirando muito mais nessa região ao ponto de molhar as blusas mesmo no frio, isso pode ser um sintoma?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Luli, acreditamos que com a retirada dos pelos, o suor ficou mais evidente.

      Responder
  • Marcelo

    Quero fazer depilação no pescoço, mas desde quando tive uma infecção nas amidolas, sinto elas delourida, a depilação a laser pode trazer consequencias nesse casão?

    Responder
    • Equipe Beleza Masculina

      Marcelo, procure um médico e veja com eles se não houve nenhuma sequela do seu problema.

      Responder
  • Equipe Beleza Masculina

    Olá Sthefany! Sugerimos que consulte seu médico para verificar! Mas, acreditamos que não tenha problema.

    Responder

Deixe um comentário