Ah, a felicidade da mudança. Tem gente que prefere continuar morando com os pais, sem problema algum. Mas para mim, não há nada como a bagunça, a ansiedade pelo lugar novo, as caixas, a poeira. Tudo empacotado para chegar no local novo e, assim que chegar, desempacotar tudo de novo. Só pra descobrir que tem uns 3 pratos quebrados, você esqueceu seu quadro favorito e sua televisão está arranhada. Se você quiser fugir destas armadilhas, aqui vão dicas essenciais para aquele que estão de mudança, planejando uma mudança ou simplesmente querem estar preparados para ela, quando ela chegar:
Liste tudo que você tem que levar. Numere ou classifique as caixas de acordo com o lugar da casa onde ficam ou os objetos que ficarão ali dentro. Etiquetas podem te ajudar muito nessa organização.
Consiga muitas caixas
Caixas, caixas e mais caixas. Várias delas. De vários tamanhos. E forre elas com papel ou qualquer produto que amorteça eventuais impactos. Seus copos, pratos e tudo quanto é coisa delicada da sua casa agradecem!
Se você quer levar tudo em várias viagens e não quer gastar dinheiro com um carreto ou empresa de mudanças, você irá precisar do dobro de organização orientado neste guia. (Foto: xmdr.org)
Use seus armários como armazenadores
Para aqueles que tem armários, criados mudo ou algum tipo de móvel que tenha um compartimento de armazenamento, utilize-os para guardar algumas coisas, como roupa de cama, travesseiros e colchonetes. Só não abuse no peso, senão será difícil mover a coisa toda para fora de casa.
Separe roupas que você irá precisar com maior urgência
Desempacotar tudo pode levar dias. Separe em uma mala ou mochila as peças de roupa que você provavelmente irá utilizar durante a próxima semana para não bagunçar as caixas já separadas na procura das suas camisas sociais de baladas.
Uma cor para cada parte da casa
Antes de mudar, vá para a casa nova e coloque um adesivo de cor diferente no interruptor de cada cômodo. Nas caixas, coloque o mesmo adesivo, de acordo com o cômodo pra onde a caixa vai. Isso vai ajudar na organização da nova casa, já que as caixas não vão ficar amontoadas em um lugar só. Dia ao pessoal da empresa de mudanças para deixar as caixas mais leves na entrada da casa e oriente-os a levar as caixas mais pesadas a seus respectivos cômodos.
Oriente os responsáveis pela mudança
Prateleiras ficam perto dos livros. Roupas, perto dos armários. Panelas e talheres ficam perto da geladeira e do fogão. Na hora em que eles estiverem levando tudo para dentro do caminhão de mudança, não deixe que eles coloquem as coisas de qualquer jeito. E não se esqueça de guardar os parafusos e peças soltas em uma caixinha com você mesmo. Já vi muita gente perder essas coisinhas durante mudanças e ter de gastar uma boa grana na compra de novos.
Não deixe para a última hora
Comece a empacotar as coisas com um mês de antecedência. Se é verão, empacote as roupas de inverno. Se tem apenas uma pessoa na casa, deixe apenas um prato, uma colher, um garfo e uma faca fora das caixas. A ideia é poupar esforços na semana tensa da mudança.
Limpe/pinte a casa antiga
Junte os amigos para dar uma geral na casa antiga, lavando tudo e pintando o que tem que ser pintado. No caso de ter uma grana sobrando, pague uma diarista e um pintor para fazer o serviço para você. Você precisará da energia para reorganizar sua nova casa.
Use suas malas
Encha suas malas com coisas macias, como roupas, fronhas, lençóis e travesseiros. Você vai poupar espaço e caixas para outras coisas da casa.
Caixas, caixas e mais caixas. Elas serão suas melhores amigas durante sua mudança para a nova residência. (Foto: outsidetheboxmoving.com)
Guarde com você itens de valor
Peças de prata, coleções, itens de valor, joalheria, relógios, óculos. Guarde estes itens com você. Deixe na casa de algum amigo ou leve dentro de seu carro. Não digo para não confiar na companhia de mudanças, mas acompanhe todo o trabalho deles e, se possível, a viagem até a nova residência. Todo cuidado é pouco.
Mantenha os papéis importantes em mãos
Contratos, diplomas, certidões, recibos. Guarde tudo organizado em uma pasta com você e nunca deixe isso nas mãos da empresa de mudanças.
Mudar pode não ser tão divertido. Contudo, todo o sofrimento pode ser amenizado com um pouco de organização e planejamento. Boa sorte!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.