Dicas para pais ciumentos: sendo um pai melhor para sua filha
O ciúme pode elevar sua cabeça de muitas maneiras, como estar com ciúmes de promoções de um colega de trabalho ou uma esposa ao falar com outro homem. Podemos descrever o ciúme como uma “reação a uma ameaça percebida”. Se a ameaça é real ou não, não importa. O ciúme pode causar-lhe dor emocional e sofrimento e arruinar relacionamentos pessoais. A boa notícia é que o ciúme pode ser controlado, mas a má notícia é que pode demorar um pouco, com vários reveses ao longo do caminho, antes de finalmente superá-lo.
Com suas filhas, é a mesma coisa quando elas começam a ter uma vida mais independente. Queremos muito que elas fiquem sob nossa proteção para sempre. Mas isto não é possível e precisamos deixar nossa racionalidade tomar conta antes que o ciúme faça com que ela passe a te odiar.
Leia também
Você precisa passar algum tempo sozinho e pensar sobre o que está causando os seus sentimentos de ciúmes. Afinal, você não pode corrigir alguma coisa, se você não sabe a causa. Talvez você tenha sido traído no passado ou tem medo da solidão. Anote as coisas que vêm à mente. Agora, é preciso deixar que essas coisas vão embora. Diga a si mesmo que estas coisas aconteceram no passado e olhe para o futuro. Mantenha-se lembrando de que estas coisas estão no passado.
Aprenda a amar a si mesmo. Este é um processo contínuo e não vai acontecer da noite para o dia. No entanto, você não pode superar o ciúme se você não acredita em si mesmo e sofre de baixa auto-estima. Lembre-se a cada dia que você é uma pessoa boa, que merece ser amado. Dê a si mesmo uma conversa de vitalidade positiva quando você está se sentindo para baixo.
Use a visualização para controlar o ciúme. Imagine-se em seu lugar favorito. Pense em um momento doloroso que causou inveja profunda. Permita-se sentir a dor por pelo menos um minuto. Pare o exercício e anote os seus sentimentos. Tente o exercício outro dia e visualize o seu lugar favorito. Desta vez, sentir o sol em seu lugar favorito lhe dá a energia para superar quaisquer sentimentos invejosos e dolorosos. Sinta o novo controle que você adquiriu. Imagine que você começa a reviver o momento com ciúmes da maneira que quiser. Lembre-se você tem o controle e sabedoria agora. Este exercício ensina que você pode controlar suas emoções e gerir os seus sentimentos de ciúmes.
Fale com a pessoa que invoca o ciúme em você. Explique que você precisa de sua ajuda para superar seus sentimentos de ciúmes. Deixe-a saber de uma forma calma que você está tentando controlar e superar seu ciúme. Você vai se tornar mais seguro no seu relacionamento e criar mais qualidade no tempo que passa com sua filha.
Gerencie a sua ansiedade. Sentimentos de ansiedade podem contribuir para o ciúme. Pratique ioga, pilates ou outros esportes que sejam úteis e calmantes. Tente dormir o suficiente e comer direito. Vá para caminhadas. Faça o que fizer, lembre-se de cuidar de si mesmo, para que você relaxe e lide com a sua ansiedade e ciúmes.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Sou pai solteiro – e agora?
Como lidar com os ciúmes de um amigo ou amiga?
Assuntos para conversar com a namorada sem cair no tédio!
Filhos de outro casamento, como lidar?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.