Qual a diferença entre um colega e um amigo?
Quando jovem, a diferença entre um colega e um amigo não é tão clara. Com o passar dos anos, a diferença entre amizade e coleguismo vai crescendo, mostrando claras diferenças entre esses laços pessoais. Entendendo essas diferenças você pode compreender melhor seus relacionamentos e descobrir onde deve investir mais seu tempo, dedicação e confiança.
Aprenda que colega não é amigo
As inúmeras maneiras de conhecer pessoas online e offline resultaram em pessoas se tornando capazes de fazer mais amigos. Mas seriam esses amigos apenas colegas ou conhecidos? Um amigo é uma pessoa que se conhece e com quem se tem um vínculo de afeto mútuo. Um colega também compartilha desse afeto, só que em um grau menor e, muitas vezes, somente em um ambiente específico. Vamos entender mais sobre essas diferenças.
Leia também
Diferença entre amizade e coleguismo: o que são os amigos?
Na minha opinião, um amigo é alguém com quem você tem um relacionamento chamado amizade que se baseia em valores como confiança, honestidade, respeito mútuo e preocupação genuína pela vida um do outro. Amizade não se baseia em quantas vezes você está em contato uns com o outro ou a frequência de seus encontros pessoais, mas o quão profundamente vocês conhecem um ao outro. Seu verdadeiro amigo pode até estar longe, mas ele ou ela tem uma preocupação genuína sobre sua vida. Os amigos não não vão ficar te pentelhando todos os dias, mas eles ainda entendem sua situação sem precisar ficar ao redor de você o dia todo. Além disso, os amigos não estão realmente preocupados com o que você faz na sua vida, pensando em concorrência e comparação, mas eles vão tentar controlar como você faz certas coisas e como isso pode afetá-lo.
Diferença entre amigo e conhecido: o que são os colegas?
Provavelmente 99% das pessoas que chamamos de “amigos”, na realidade, caem na categoria de colegas. Um colega é geralmente um vizinho, conhecido de trabalho ou um companheiro de viagem. Uma pessoa se torna seu colega baseado em interesses mútuos, passatempos ou crenças comuns. Em outras palavras, a maioria do conhecimento vem à sua vida com base em determinados interesses pessoais ou comerciais, isso é o fato. Esses interesses podem ser baladas, bares, jogar um jogo de interesse mútuo, caminhadas, prática de esportes, trabalho, estudos, etc. Colegas, em outras palavras, são amigos para os bons momentos.
O coleguismo e a amizade no dia a dia: qual você mais precisa?
Depende de qual é a necessidade. Se você está falando sobre uma situação de emergência onde a ajuda física é necessária, provavelmente é bom ter um colega, um vizinho que estará lá para você. Mas se você está falando sobre apoio em uma tomada de decisão importante, um dilema ou orientação valiosa para sua vida, é quando o valor de um bom amigo entra em jogo. A amizade é um título para poucas pessoas em duas vida, pessoas as quais você poderá recorrer mesmo nos momentos mais difíceis. Já um colega pode até te oferecer suporte, porém ele poderá oferecer suporte em contextos específicos apenas.
Como você sabe que você tem um amigo ou apenas um colega?
Você pode facilmente determinar pelo comportamento. Os amigos tendem a pensar da mesma forma baseados nos valores de suas vidas. Colegas, por outro lado, buscam favores de você o tempo todo, às vezes até favores monetários. Eles estão felizes com você, contanto que eles tenham o seu apoio. Eles são definitivamente boa pessoas em certos contextos. Você pode notar que essas pessoas não são exatamente pessoas egoístas, mas eles esperam em retorno tudo o que eles te dão. Amigos não vão esperar algo de você em troca de um ombro amigo ou uma conversa sobre os problemas da vida. Eles simplesmente vão te ouvir.
Outra diferença é que uma amizade geralmente evolui ao longo de um período de tempo para maior intimidade e mais conhecimento um do outro. Coleguismo não evolui, mantendo-se estável ao longo do tempo.
Você concorda com a nossa definição de amigos e colegas? Como você separa os amigos dos colegas?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
10 dicas para ser mais popular!
Como se afastar de uma pessoa?
Como recuperar uma amizade perdida?
10 sinais de que ela está afim e quer você!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.