Dor no joelho
Das articulações que compõem o corpo humano, os joelhos são as que mais sofrem lesões e causam dores. Atividades que parecem inofensivas são capazes de sobrecarregá-los e gerar traumas, demandando longos tratamentos e exercícios de recuperação. Em alguns casos o problema é sanado apenas com aplicação de pomadas, em outros com exercícios físicos e com fisioterapia. Em casos mais extremos é necessária a cirurgia de joelho, principalmente diante de traumas e acidentes graves que afetam os ligamentos do joelho! Saiba quais são as principais causas das dores nos joelhos e como você deve tratá-los e preveni-los.
Leia também
Os problemas mais comuns são os que seguem:
- Artrite – doença inflamatória ou infecciosa
- Artrose – Cartilagem desestruturada
- Doença de Osgood-Schlatter – Dor e inchaço abaixo da rótula, comum em meninos de 9 a 15 anos
- Ruptura de ligamentos – Causada por traumatismos
- Tendinite – Frequente na região interna da perna
- Doença nos meniscos – Causada por traumatismos ou idade avançada
- Bursite – Na frente ou abaixo da rótula
- Pernas desenhadas em “xis” e arqueadas – Alinhamento entre coxas e pernas defeituoso
- Síndromes de sobrecarga – Comuns em corredores, dançarinos, atletas, obesos
O que fazer para prevenir essas doenças?
- Ao primeiro sinal de dor prolongada nos joelhos procure um médico especialista, o ortopedista. Dependendo do problema, ele te recomendará a um reumatologista. Há também ortopeditas que são “especialistas em joelho”!
- Diminua seu peso corporal se ele estiver acima do ideal! O peso do corpo acima do normal é o maior responsável pelos problemas nos joelhos.
- Se o joelho estiver dolorido você pode fazer uma massagem calmante à base de gaultéria ou arnica. Essas loções produzem calor e amenizam os sintomas de dores no joelho.
- O Ibuprofeno é o medicamento mais indicado para problemas nos ligamentos dos joelhos, pois reduz a inflamação e alivia a dor.
- Os músculos e ligamentos são os responsáveis por deixar o joelho no lugar. Exercícios físicos devem ser realizados para fortalecerem os músculos e evitarem dores no local.
- Para aliviar a dor utilize gelo no local de 20 a 30 minutos. Ele atua no corpo como um poderoso anti-inflamatório.
- Somente faça exercícios ou caminhe por um longo período se estiver calçado com um sapato adequado.
- De todos os exercícios físicos bons para o joelho o ciclismo é o mais indicado, desde que não seja praticado em subidas longas e mudanças pesadas.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
10 Exercícios para homens barrigudos!
5 exercícios para ganhar massa muscular
10 exercícios específicos para coxas!
Como ficar mais alto naturalmente?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.