Escovas de cabelo para homens: conheça e escolha!
Arrumar e manter o cabelo saudável requer mais do que apenas o seu shampoo ou condicionador favorito. Ter as ferramentas e técnicas é também importante em seu regime diário de cuidados com os cabelos.
A importância dos pentes e escovas de cabelo
Existem duas funções principais para usar um pente: para ajudar a separar e desembaraçar os cabelos individuais, chegando ao couro cabeludo para liberar o óleo, estimular a circulação sanguínea, e para remover a sujeira; para auxiliar na criação do seu corte e técnica preferida de estilização dos cabelos.
Leia também
Há muitos tipos de pentes masculinos para escolher. Selecionar a escova de cabelos para homens depende de alguns fatores: rotina de lavagem dos cabelos, textura do cabelo, o volume de fios de cabelo, o quanto seus cabelos desembaraçam, e como você penteia o seu cabelo.
Não importa o tipo de cabelo que você tem, é muito importante ter pentes e escovas de cabelos com diferentes espaçamento entre os dentes. Fatores adicionais que você deve considerar é saber a qualidade e material usados para fabricar seu pente ou escova.
Escova de cabelos para homens com dentes extra largos
O pente para todos os tipos de cabelo são os pentes de dentes extra largos. Estes pentes tem espaçamento entre os dentes generoso, além de tamanho e diâmetro maiores para cada dente. A combinação desses atributos ajuda para pentear e desembaraçar o cabelo molhado ou seco, evitando a ruptura dos fios. Se o seu cabelo é curto, encaracolado, grosso ou muito longo, ou para usar durante o banho para distribuir o condicionador ou cremes hidratantes, essa escova para cabelos masculinos é ideal.
Escova de cabelos para homens com dentes largos
Estes pentes são adequados para todas as texturas e comprimentos de cabelo, incluindo encaracolados, grossos, retos e compridos. Pentes de dentes largos podem desembaraçar o cabelo molhado ou seco. É um meio termo entre os petes com dentes mais largos e os médios, podendo ser um pouco melhor para não espaçar demais os fios de cabelo durante o pentear.
Escova de cabelos para homens com dentes médios
Os pentes de dentes médios são mais próximos em comparação com os pentes de dentes largos. Estes pentes servem a um propósito de trazer fios de cabelo mais próximos, mas não tanto quanto um pente fino. O pente médio só deve ser utilizado depois de usar um pente de dentes extra largo ou de dentes largos, se você tem cabelos muito grossos ou crespos. No entanto, se você tem fios de cabelo médios ou fios de cabelo finos, um pente de dentes médios pode ser apropriado. Ideal para estilização com gel, de modo a não deixar os fios dos cabelos “colados” na cabeça.
Escova de cabelos com dentes finos
Os pentes de dentes finos têm dentes que são muito próximos uns dos outros. Existem vários graus de espaçamento para as escovas de cabelos de dentes “finos”. Alguns pentes de dentes finos podem ser extremamente próximos ou um pouco mais largos, mas ainda são consideradas finos.
Pentes de corte são projetados com uma metade fina e uma metade larga. Mesmo que os dentes sejam mais largos, eles não devem ser comparados com uma escova de dentes largos. As duas metades ajudam a suavizar e trazer os fios de cabelo juntos ao trabalhar com pequenas porções. As duas partes podem ser usadas para, gradualmente, desembaraçar os fios e estilizar o corte de cabelo do jeito que melhor combina com você.
Escovas de cabelos de causa também são projetados com vários graus de espaçamento entre os dentes. Ambos tem caudas para cortar e separar os cabelos. As porções de pente e cauda trabalham juntos, simultaneamente em sua mão, enquanto você separa, seciona e penteia os cabelos. Estes pentes são excelentes quando usados com o cabelo molhado.
Escova para cabelos grossos
Sabe aquelas escovas redondas ou em formato de elipse com uma almofada onde os dentes ficam? Essas escovas são mais apropriadas para quem tem cabelos mais grossos, ajudando a espalhar melhor os óleos e deixar os fios mais saudáveis e bem espalhados. Quem tem cabelos mais finos ou longos deve evitar esse tipo de escova, pois ela pode produzir estática e dar mais volume aos cabelos.
O vídeo abaixo é para penteados femininos, mas te dá uma ideia de usos.
https://youtu.be/yPhXTm94PE8
Qual material escolher para escovas de cabelos masculinos?
Os pentes devem ser feitos a partir de um disco de borracha natural, ou um material termoplástico de alta qualidade.
A borracha dura é um material muito durável e resistente a produtos químicos. A superfície dos pentes são muito suaves, com um acabamento brilhante e que ajudam a não produzir estática nos cabelos.
Os materiais termoplásticos de alta qualidade, leves, são resistentes ao calor e à quebras, sendo uma vantagem às escovas e pentes masculinos de plástico normal, que ajuda a produzir mais estática e dar mais volume aos cabelos.
Como usar escovas de cabelos masculinas?
Sempre use o bom senso para o que é certo para você e seu tipo de cabelo. Em última análise, ninguém sabe os seus desejos, necessidades ou o que funciona melhor para você. Não limite seus pentes, sendo criativo e flexível, com sua coleção de pentes masculinos. Seu cabeleireiro pode indicar alguns modelos que vão combinar melhor para seus cabelos, tenha você muito ou pouco cabelo.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Produtos para cabelos crespos! Aprenda a escolher!
Como deixar o cabelo ondulado! Leave in, gel, pomada?
Como fazer o cabelo crescer liso! Masculino!
10 opções de penteados para cabelos longos masculinos
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.