Quatro passos para fazer a barba
Barbear-se é talvez o hábito mais comum entre os homens. Meninos na pré-adolescência já começam a raspar suas ralas penugens com a esperança de que estas irão engrossar e se transformar numa verdadeira barba! Mesmo os que optaram por deixar a barba crescer já passaram em alguma época pela rotina de fazer a barba, que precisa ser diária, pois os pêlos parecem ter pressa de tão rápido que crescem! Esse hábito diário e comum não é, no entanto, tão simples assim.
Deve existir o cuidado pré-barbear e pós-barba, a lâmina deve ser adequada e de corte preciso, a pele precisa estar limpa para não ser possível o contato de micróbios com possíveis ferimentos.
Leia também
A seguir apresentamos os cuidados necessários para um barbear correto e dicas para a escolha do melhor barbeador.
1) É necessário esfoliar a pele 1 vez por semana para evitar os pelos encravados.
2) Use sempre algum lubrificante ou creme de barbear antes da navalha e da gilete. O creme de barbear deixará os pelos macios e a pele hidratada, necessários para um barbear suave e não agressivo.
3) Escolha o barbeador adequado. Os elétricos são os indicados para os homens com acne, pois tende a deixar a pele menos irritada. Mas só vale usá-los com a promessa de que estarão diariamente limpos e sem resíduos acumulados. Se você opta pelos barbeadores comuns, a dica básica é de que as lâminas não sejam usadas mais que cinco vezes. Isso previne infecções e irritações. Outra observação é que os barbeadores com um número maior de lâminas tende a ser mais preciso no corte dos pelos, não sendo necessário que você passe novamente a lâmina e provoque um desgaste na pele. A maneira correta de se barbear é fazer o corte no sentido do crescimento dos pelos. Você deve iniciar pelas laterais, ir em direção aos lábios, ao queixo, e por último o pescoço, onde os pelos geralmente são mais grossos e a pele mais delicada. Somente com muito cuidado se deve barbear na direção contrária do crescimento dos pelos, e isso só é permitido como um arremate da primeira “passada de lâmina”, fique atento pois o risco de se cortar é grande nesse caso.
4) Após o barbear enxague muito bem o rosto para fechar os poros e eliminar os resíduos de creme e pelos. Seque o rosto com delicadeza para não causar irritação. Por fim, escolha uma boa loção pós-barba com substâncias calmantes e refrescantes. A loção pós-barba tem como característica secar imediatamente a pele, deixando-a com sensação de limpeza e hidratação. Fórmulas com Aloe Vera são indicadas por acalmar e hidratar a pele após o barbear.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como tirar pelos do rosto?
8 dicas para fazer a barba sem irritar a pele do pescoço!
Como fazer barba desenhada?
Barba para negros, dicas e cuidados!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.
Um comentário para: “Quatro passos para fazer a barba”
Danilo Silva
Muito boa as dicas! Vão me ajudar bastante, estou lendo o site pra aproveitar e aprender algumas dicas boas.