Homens também tem menopausa!
As mulheres podem não ser as únicas que sofrem os efeitos da mudança hormonal. Alguns médicos estão percebendo que os homens estão relatando alguns dos mesmos sintomas que as mulheres experimentam na menopausa.
A comunidade médica está debatendo se deve ou não os homens realmente passar por uma menopausa bem definida. Médicos dizem que os homens que recebem a terapia hormonal com testosterona relataram alívio de alguns dos sintomas associados com a chamada menopausa masculina ou andropausa.
O que é a menopausa masculina ou andropausa?
Leia também
Como os homens não passam por um período bem definido, conhecido como menopausa, alguns médicos se referem a esse problema, como um declínio hormonal da testosterona no envelhecimento masculino. Homens sofrem um declínio na produção do hormônio masculino testosterona, com o envelhecimento, mas isso também ocorre com condições de saúde, tais como a diabetes.
Junto com o declínio da testosterona, alguns homens experimentam sintomas que incluem:
- Fadiga;
- Fraqueza;
- Depressão;
- Problemas sexuais.
A relação destes sintomas com a diminuição dos níveis de testosterona ainda é controversa.
Ao contrário da menopausa nas mulheres, quando a produção de hormônios pára completamente, o declínio da testosterona nos homens é um processo mais lento. Os testículos, ao contrário dos ovários, não ficam sem a substância de que necessitam para produzir a testosterona. Um homem saudável pode ser capaz de fazer o esperma bem ao 80 anos ou até quando mais velhos.
No entanto, como resultado de uma doença, alterações sutis na função dos testículos pode ocorrer tão cedo quanto 45 a 50 anos e mais dramaticamente após a idade de 70 anos, em alguns homens.
Como é a menopausa masculina ou andropausa diagnosticada?
Para fazer o diagnóstico de menopausa masculina, o médico irá:
- Realizar um exame físico;
- Perguntar sobre sintomas;
- Exames para descartar problemas médicos que podem estar contribuindo para a condição;
- Exames de sangue,que podem incluir a medição no nível de testosterona.
Menopausa masculina ou andropausa pode ser tratada?
Se os níveis de testosterona são baixos, a terapia de reposição de testosterona pode ajudar a aliviar os sintomas, tais como:
- Perda do interesse em sexo (diminuição da libido);
- Depressão;
- Fadiga.
Assim como ocorre com a terapia de reposição hormonal em mulheres, a terapia de reposição de testosterona tem potenciais riscos e efeitos colaterais. Pode agravar o câncer da próstata, por exemplo.
Se você está considerando a terapia de reposição androgênica, converse com um médico para saber mais. Seu médico também pode recomendar certo estilo de vida ou outras alterações para ajudar com alguns sintomas da menopausa masculina, incluindo dieta, programa de exercícios, medicamentos, como antidepressivos e outros.
Como prevenir a menopausa masculina ou andropausa?
Apesar da forte relação com a genética, a andropausa pode ser prevenida com hábitos saudáveis, tais como exercícios físicos, cuidados com os vícios, evitar medicamentos como os anabolizantes e outros. Mesmo com tais cuidados, uma consulta médica anual pode te ajudar a encontrar comportamentos que irão te ajudar a melhorar sua saúde e evitar estes problemas que podem prejudicar sua qualidade de vida, mantendo um corpo, mente e espírito saudáveis por anos.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Vícios masculinos mais comuns e como se livrar deles
Exames laboratoriais de rotina para homens! Quais você já fez?
Ginecomastia – Fotos, preços e cirurgia!
10 atitudes masculinas que elas odeiam
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.