Manchas pretas na pele, o que pode ser?

Em Pele por André M. Coelho

Manchas escuras na pele, também conhecidas como hiperpigmentação, manchas da idade, lentigos solares, entre outros nomes dependendo da causa, podem acontecer a qualquer momento, mas na maioria das vezes aparecem na meia-idade. Na maioria das vezes, eles são uma consequência da exposição ao sol passado ou luz UV artificial usada em camas de bronzeamento. As manchas também estão associadas a certas condições da pele e podem ocorrer como efeito colateral de alguns medicamentos. As manchas escuras geralmente são inofensivas, mas há ocasiões em que podem ser cancerígenas. Elas podem ser aliviadas ou removidas se você desejar.

Leia também

Sintomas de manchas negras na pele

Essas manchas podem variar de claras a castanhas escuras ou de cor preta, são planas e geralmente de formato oval. Manchas escuras podem se desenvolver em qualquer lugar, mas é mais provável que apareçam nas partes do corpo que recebem mais exposição ao sol, incluindo:

Rosto

Costas das mãos

Ombros

Braços

Costas

Embora geralmente pequenas, várias manchas podem se agrupar e formar áreas maiores de pele escura.

Causas e fatores de risco para mancha preta na pele

As manchas escuras são o resultado da superprodução ou coleta de melanina (pigmento da pele) e/ou danos causados ​​pelos radicais livres.

A exposição à luz UV, seja do sol ou de uma fonte artificial, como camas de bronzeamento artificial, é a causa mais significativa. A hiperpigmentação geralmente começa a ocorrer durante a meia-idade, quando a pele começa a mostrar as conseqüências da exposição ao sol, especialmente se protetor solar e outras medidas de proteção solar não forem usadas. Aqueles com cabelos claros ou pele, e que tiveram graves e/ou muitas queimaduras estão em risco particular.

As seguintes outras causas, no entanto, podem estar em jogo sozinhas ou em conjunto umas com as outras ou com exposição UV.

Condições da pele que causam manchas

Existem várias condições e doenças cutâneas diferentes que podem causar manchas e áreas escuras, embora estas não sejam as mesmas que as manchas escuras relacionadas à idade. Elas incluem:

Hiperpigmentação pós-inflamatória: descoloração da pele após uma lesão inflamatória, como acne

Melasma: também conhecido como máscara de gravidez

Cloasma: Pele escurecida devido a alterações hormonais

Melanose de Riehl: uma forma de dermatite de contato que é causada pela exposição ao sol

Poiquilodermia de Civatte: uma condição benigna que transforma partes do pescoço em uma cor marrom-avermelhada

Eritromelanose folicular: uma condição caracterizada pela pigmentação marrom-avermelhada da face e pescoço

Cuidados com a pele

Trate e cuide das manchas escuras na pele para ter um rejuvenescimento da sua aparência. (Foto: bestprac.no)

Medicamentos que causam manchas

Certos medicamentos podem causar manchas escuras, porque tornam a pele hipersensível à exposição solar (fotossensível). Eles incluem:

Estrogênios.

Tetraciclinas, antibióticos de amplo espectro

Amiodarona usada para tratar batimentos cardíacos irregulares

Fenitoína, um anticonvulsivo

Fenotiazinas usadas para tratar distúrbios mentais e emocionais

Sulfonamidas usadas para tratar infecções

Outras causas de manchas na pele

Outras causas de manchas negras na pele incluem:

Doença hepática

Doença de Addison

Hemocromatose (excesso de ferro)

Tumores hipofisários

Diagnóstico para as manchas na pele

Seu médico de atendimento primário ou um dermatologista geralmente pode diagnosticar manchas escuras no exame físico. A menos que um local pareça suspeito, uma biópsia ou testes adicionais não são necessários.

Tratamento para manchas na pele

As manchas escuras não doem e tem a mesma textura que o resto da pele. Na maioria das vezes eles não representam nenhum risco para a saúde, então você não precisa se livrar delas, embora muitas pessoas escolham para fins cosméticos. Manchas escuras podem ser diminuídas ou removidas completamente com medicamentos, procedimentos médicos e tratamentos caseiros.

Tratamentos tópicos

Cremes clareadores de prescrição diminuem gradualmente a aparência de manchas escuras, geralmente ao longo de um período de vários meses.

Hidroquinona é o ingrediente ativo em cremes de clareamento de prescrição. Ele age inibindo a produção de melanina e deve ser usado apenas em curto prazo, já que sua segurança tem sido questionada. Algumas pesquisas indicaram que pode ser um carcinógeno em concentrações mais altas. Por essa razão, há um limite a concentração de hidroquinona a 3% a 4% em produtos prescritos e a 2% em produtos vendidos sem prescrição médica.

Há também uma série de outros produtos de venda livre que tratam manchas escuras. Eles podem diminuir a aparência dos pontos, mas podem não eliminá-los completamente. Procure por cremes que contenham alfa ácido hidroxi retinoides, ácido glicólico, desoxirbutina e ácido kójico.

Os efeitos colaterais, incluindo vermelhidão, inchaço e irritação da pele podem ocorrer com qualquer medicação tópica. Como esses produtos contêm ingredientes abrasivos que também tornam a pele extremamente sensível à exposição aos raios UV, é muito importante usar protetor solar com FPS de forma consistente durante todo o tratamento.

Procedimentos cosméticos

Procedimentos médicos são usados ​​para tratar manchas escuras em qualquer parte do corpo e são freqüentemente usados ​​em conjunto com tratamentos tópicos, embora alguns possam não ser apropriados para pessoas com pele sensível. Opções incluem:

Tratamento a laser: usa energia luminosa concentrada para remover a camada a camada da pele, que queima manchas escuras. Os riscos incluem hematomas, inchaço, vermelhidão, tensão, cicatrização, infecção e alterações na textura da pele.

Peelings químicos: Estes contêm ácido salicílico e ácido glicólico, que removem a camada superior da pele, revelando uma pele mais saudável e uniformemente enfraquecida. A irritação da pele é um risco possível.

Microdermoabrasão: Existem dois tipos de microdermoabrasão, os quais corroem fisicamente as células da superfície da pele. Com a microdermoabrasão de cristal, uma máquina emite cristais finos através de uma varinha que se esfrega contra a pele e retira as células. Para a microdermoabrasão com ponta de diamante, a ponta abrasiva da varinha é usada para essa finalidade. A pele pode ficar rosa por algum tempo depois, mas essas técnicas são consideradas de baixo risco.

Criocirurgia: A criocirurgia desbota os pontos da idade ao congelá-los com uma solução de nitrogênio líquido, fazendo com que a pele escura se solte do corpo. Os riscos incluem o branqueamento permanente das áreas tratadas.

Prevenção de manchas na pele

À medida que envelhece, as manchas escuras podem ser inevitáveis. No entanto, a melhor maneira de ajudar a evitar pontos escuros (ou impedir que os desbotados retornem) inclui:

Use FPS: Seja diligente em usar e reaplicar protetor solar a cada duas horas ou mais cedo, se você estiver nadando ou suando muito.

Cobertura: Quando ao ar livre, use um chapéu (abas largas é melhor), mangas compridas e calças. Tecidos com proteção solar podem oferecer proteção adicional.

Evite horas de pico de luz solar: a exposição aos raios UV é geralmente maior entre as 10:00 às 14:00.

https://youtu.be/7sV_D5OPwbc

Visite o seu dermatologista anualmente para um exame de pele, mesmo se você acha que qualquer problema em sua pele são coisas inofensivas. Embora provavelmente não seja necessário se preocupar com uma mancha escura, lembre-se de que as alterações na cor da pele podem às vezes ser um sinal de câncer, particularmente quando associadas a outras alterações, como sangramento, coceira e vermelhidão. Em casos raros e por um período de muitos anos, lentigos solares desenvolvem um melanoma chamado melanoma lentigo-maligno. Se o seu médico vir um ponto escuro potencialmente prejudicial, ele poderá fazer uma biópsia para verificar se há câncer na pele e outros tipos de câncer. preocupações.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário