Microagulhamento com radiofrequência, como funciona?
De fato, você provavelmente já leu sobre as celebridades de Hollywood que estão recorrendo ao tratamento de RF (abreviação de radiofrequência) com micro-agulhas como uma alternativa menos invasiva ao Botox ou ao laser para restaurar a pele lisa e tonificada.
No entanto, como em qualquer tendência de beleza mais recente, os conceitos errôneos se desenvolvem por várias razões, e é difícil separar a verdade da ficção. O que os dermatologistas estão dizendo sobre o assunto?
Os efeitos do microagulhamento com radiofrequência
A estrutura conceitual para esta última tendência de beleza existe há quase cinco décadas, mas somente nos últimos anos a tecnologia foi alcançada. Finalmente, o tratamento com RF de microagulhamento pode proporcionar benefícios antienvelhecimento sem dor – e essas notícias estão se espalhando como fogo.
Leia também
O segredo é agulhas ultrafinas que perfuram sua pele para fazer feridas muito pequenas. À medida que a pele se recupera dessas feridas, a produção de colágeno do seu corpo aumenta, resultando em pele esticada. As cicatrizes de superfície são eliminadas e as rugas finas são suavizadas, se não forem apagadas.
Simplificando, é o único tratamento dermatológico que enrijece a pele e reduz as rugas ao mesmo tempo.
O que esperar do microagulhamento da pele com radiofrequência?
Para deixá-lo confortável, antes do procedimento, você receberá um agente anestésico tópico para a área a ser tratada. Em seguida, o dispositivo de microagulhas, equipado com um aglomerado de agulhas, produz várias dezenas de picadas com cerca de três milímetros de profundidade na pele. O dispositivo também dispara energia de radiofrequência na pele para tratar cicatrizes e rugas e proporcionar uma aparência mais jovem e mais completa.
Juntas, as agulhas e a energia térmica estimulam a pele a criar novo colágeno e ácido hialurônico, que ajudam a reparar os tecidos e hidratar a pele, respectivamente. Uma sessão dura cerca de 20 minutos e recomenda-se um mínimo de três sessões para obter os melhores resultados. Também é comum se submeter a procedimentos de retoque para manter sua aparência.
Embora o procedimento de microagulhamento seja extremamente seguro, alguns efeitos colaterais leves são esperados. Muitos pacientes relatam uma experiência um pouco desconfortável, mas tolerável. Vermelhidão e inchaço ao redor do local tratado também não são inesperados, embora ambos devam ser leves. Seu rosto também pode ficar quente, como se você tivesse uma queimadura de sol.
Verdades sobre o microagulhamento com RF
O microagulhamento RF em casa não oferece os mesmos benefícios antienvelhecimento Fabricantes de rolos de micro-agulhas domésticos geralmente afirmam que seus dispositivos são tão eficazes quanto as versões mais modernas usadas por dermatologistas. Como o procedimento de micro-agendamento em casa usa um dispositivo de menor qualidade, você não obtém os mesmos resultados bonitos.
O tratamento com RF de microagulhamento cria lesões controladas na pele, mas não deixa seu rosto parecido com um gramado da frente arejado. As perfurações da agulha são tão pequenas que, sem ajuda, ninguém as vê, nem de perto. O efeito, no entanto, é que sua pele pode ficar vermelha, mas isso passa em breve.
O objetivo de criar essas perfurações microscópicas é estimular o crescimento de colágeno para que você se cure mais rapidamente e pareça mais jovem, e é por isso que você está considerando o procedimento em primeiro lugar!
Outro motivo para confiar no tratamento com microagulhamento com RF apenas nas mãos de um especialista é que é necessário para essas áreas delicadas. Como resultado, várias ferramentas de microagulhamento vêm equipadas com rolos especiais para uso nas seguintes áreas sensíveis:
- Sua pálpebra superior
- Os cílios da pálpebra inferior
- Ao redor do nariz
- Seu lábio superior
É verdade que a maioria dos pacientes busca tratamento de RF com micro-agulhas devido a seus benefícios antienvelhecimento, como pele lisa e firme e aparência menos enrugada, mas também corrige as cicatrizes devido à acne. O colágeno que o procedimento cria ajuda a desbotar suas cicatrizes. O resultado é a restauração da sua pele impecável!
Consulte um especialista em cuidados com a pele para decidir o melhor tratamento para suas necessidades
O tratamento com o microagulhamento e radiofrequência pode ser o que você precisa se outros tratamentos, como peelings, não tiverem esclarecido suas cicatrizes ou suavizado suas rugas. A diferença antes e depois será como noite e dia! Sua pele ficará mais firme e gordurosa quase imediatamente.
Quais outros tratamentos vocês conhecem? Como pretendem recuperar a juventude de suas peles?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Irritação na pele, o que fazer?
Principais problemas de pele e seus tratamentos
Depilação à laser faz mal? Riscos que ninguém lhe conta!
Manchas pretas na pele, o que pode ser?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.