Namoro a distância funciona?

Em Comportamento por André M. Coelho

Apenas algumas décadas atrás, se você estivesse em um relacionamento de longa distância e quisesse conversar com sua parceira, a única maneira de fazer isso seria fazer uma ligação usando um telefone que estivesse conectado a um telefone fixo. Se você quisesse conversar você realmente teria que estar em casa (ou achar um telefone público), o que requeria planejamento antecipado. E se você estivesse lidando com uma diferença de horários, você teria ainda outra camada de dificuldade para navegar ao determinar o tempo de conexão.

Mas graças à tecnologia de hoje, existem inúmeras maneiras de ficar e se sentir conectado a sua parceira o quando você está em um relacionamento de longa distância. Desde marcar um ao outro em memes engraçados até enviar fotos, textos, chamadas de vídeo, há várias ferramentas para os casais em relacionamentos à distância.

Leia também

No entanto, mesmo com todos os aplicativos e tecnologias disponíveis, manter um relacionamento de longa distância bem sucedido ainda não é um fácil. Há o custo financeiro de visitar um ao outro e, dependendo da distância, isso pode aumentar rapidamente. E se suas férias são difíceis de coincidir, encontrar tempo para se encontrarem enquanto equilibram as demandas de trabalho também pode ser desafiador.

Então, por que as pessoas fazem relacionamentos de longa distância? Isso funciona? Existem maneiras de fazer isso mais fácil? Aqui está uma olhada em tudo que você precisa saber sobre relacionamentos de longa distância.

Por as pessoas tem um relacionamento à distância?

Raramente as pessoas chegam a relacionamentos de longa distância de propósito. Normalmente, o que acaba acontecendo é que os casais se tornam vítimas das circunstâncias, onde um parceiro se encontra precisando mudar. Um exemplo acidental de relacionamento de longa distância pode ser uma situação em que duas pessoas estão namorando desde cedo e, de repente, uma delas recebe uma promoção de emprego exigindo que ela se mude ou alguém está nas forças armadas em uma base local e de repente é notificado que ela ou ele será mudado. Até aquele momento as coisas estão indo muito bem entre o casal e nenhuma pessoa tem o desejo de desistir, então eles se esforçam para fazer um trabalho de relacionamento a longa distância. Não é o que eles queriam, mas eles vão tentar.

Outra maneira que relacionamentos de longa distância acontecem é quando uma pessoa acaba passando muito tempo em um estado ou cidade diferente, seja para trabalho ou lazer, e forma uma conexão com alguém lá. Um relacionamento espontâneo de longa distância pode ocorrer quando uma pessoa está visitando outra cidade, estado ou país e acaba gastando muito tempo com um nativo. Muitas vezes há romance e sexo que contribuem para que eles tenham momentos maravilhosos juntos. À medida que o fim das férias se aproxima, eles espontaneamente decidem permanecer em contato e ver aonde vão as coisas.

No entanto, há casos em que ambas as partes sabem que a distância será um fator com o qual terão de lidar antes de iniciar o relacionamento. Em um relacionamento de longa distância planejado, um exemplo pode ser namorados de escola que, após a graduação, tem planos de ir a diferentes faculdades, mas prometem manter seu relacionamento até obterem seus diplomas. Outro exemplo pode ser duas pessoas que se conheceram online plenamente conscientes de que vivem bastante longe uma da outra, onde é impraticável ver uma à outra regularmente, mas, no entanto, decidem seguir romanticamente em frente.

Quanto a como essas situações diferem na forma como esses relacionamentos são realizados, isso tem a ver com quanto tempo a distância está definida para durar. Em ambos os cenários de relacionamento a distância, acidentais e espontâneos, os casais vêem sua distância como um obstáculo romântico que estão determinados a encontrar uma maneira de superar. Em seus olhos, o destino simplesmente lhes deu um caminho mais difícil. A maior diferença entre o relacionamento de longa distância planejado e os outros dois é geralmente que há uma data final definida para quando o casal planeja se reunir permanentemente. Qualquer coisa além de um ano e meio é geralmente muito longa para a maioria dos casais.

Relacionamento a distância

Relacionamentos a distância são complicados mas em algumas situações podem funcionar para os casais que mais insistem. (Foto: medium.com)

Namoro a distância dá certo se sua relação pode lidar com isso

Relacionamentos de longa distância tem uma vida útil, e o principal fator que faz esse tipo de arranjo funcionar é ter uma meta ou data final em mente quando será possível para vocês dois estarem juntos no mesmo lugar. Os relacionamentos de longa distância foram feitos para serem temporários.

O objetivo é estar com a pessoa que você ama. Portanto, para manter um relacionamento de longa distância, tem que haver uma luz no fim do túnel. Em outras palavras, deve haver uma data estabelecida para quando alguém estará se mudando para ter uma chance de durar juntos. Sem uma luz no fim do túnel, é natural que os casais se separem. Se você começar um namoro online e saber em seu coração que você nunca vai se mudar, há uma boa chance que você já determinou o resultado do relacionamento, especialmente se ela não vai mudar de ideia.

Para se certificar de que a motivação por trás de concordar em se envolver em um relacionamento de longa distância é porque você tem certeza de que essa pessoa é ou poderia ser a pessoa com quem você ficará junto. A única grande razão para estar em um relacionamento de longa distância é porque você acredita que ele ou ela é única e vice-versa. Se você está simplesmente namorando alguém, você pode fazer isso localmente.

Outro fator que tem um tremendo impacto sobre se um relacionamento será capaz de lidar com longa distância é a maturidade de ambas as partes envolvidas. Há uma certa maturidade necessária para se tentar um relacionamento de longa distância. Por exemplo, namorados de escola que frequentam faculdades diferentes e prometem manter o relacionamento quase nunca cumprem essa promessa. Quanto mais maduro você estiver, mais você pode adiar a gratificação e colocar a manutenção que precisa para ficar em contato. Você também tem que ser forte o suficiente para resistir à tentação, que normalmente é mais difícil do que as pessoas pensam, e tem uma tremenda confiança em seu parceiro. Um parceiro fala sobre seus hábitos e vida social, e algumas pessoas tem dificuldade em fazer isso.

Namoro a distância funciona com o diálogo

Quer seja acidental, espontâneo ou planejado, abordar a conversa sobre como se compromete com um relacionamento de longa distância com seu parceiro requer uma conversa difícil, onde você coloca tudo sobre a mesa. Você deve sempre abordar um relacionamento de longa distância com o objetivo em mente e com medidas concretas para alcançar seu objetivo de estar junto. A melhor prática é simplesmente ser honesto e direto. Algumas pessoas não serão capazes de lidar com um relacionamento de longa distância, e elas merecem saber rapidamente e sem rodeios para que possam planejar o futuro. Se elas se contentam com a longa distância, então eles ainda precisam organizar assuntos práticos como quantas vezes eles planejam se visitar, como se manter conectados, dividir ativos compartilhados, e assim por diante.

Isso também requer abraçar a possibilidade de que os sentimentos não sejam mútuos em seu desejo de continuar o relacionamento por longas distâncias. Você precisa dar uma boa olhada em seu relacionamento, suas necessidades, onde o relacionamento está indo e ter uma grande conversa. Seja honesto. Sem ressentimentos se isso não for para a outra pessoa. Você está poupando-se da mágoa e da dor, por isso não tente convencer alguém a ter um relacionamento de longa distância se não estiver certo para você. Há emoções que são difíceis de por de lado para pensar o que é melhor. Claro, você sentirá falta umas das outras se não funcionar, mas você se odiará se alguém acabar traindo.

Vai ser difícil e desajeitado. Não há outra escolha além de sentar e dizer a verdade. É ser sincero sobre seus sentimentos e querer fazer funcionar. Então, tudo que falta será sobre o planejamento da logística. No entanto, se você não estiver interessado em fazer a longa distância funcionar, você precisa ser honesto. Se você tentar se enganar ou enganar a sua parceira, as coisas não vão funcionar.

Dicas para manter o namoro a distância

Ao tentar um relacionamento de longa distância, o mais importante é tentar tornar o relacionamento o mais normal possível. Isso significa tentar compartilhar momentos especiais, como feriados, aniversários e as alegrias e tristezas que os casais que estão juntos tomam por certo. Felizmente, a tecnologia faz com que compartilhar momentos da vida seja mais fácil do que nunca. Vários são os aplicativos para te ajudar nisso. No entanto, ainda é preciso esforço, já que a distância pode dificultar a sensação de estar verdadeiramente incluído na vida de outra pessoa.

Trabalhar com sua parceira para definir expectativas também pode ajudar a estabelecer casais para o sucesso em um relacionamento de longa distância. Em primeiro lugar, você e sua parceira precisam definir algumas diretrizes, como o que é aceitável e o que não é. Os relacionamentos de longa distância falham por causa da falta de confiança e invasão de espaço (mesmo que seja apenas espaço virtual). Você não precisa estar em constante comunicação. Para estas orientações, deixe que o outro saiba quando e quando não é um bom momento para conversar. Mantenha a relação divertida e interessante, use o espaço a seu favor para perder e querer um ao outro muito mais.

Apesar dos desafios, manter as coisas divertidas e leves fará com que se sinta menos estressante. Uma coisa que aconselhamos é sempre manter o relacionamento romântico e brincalhão. Isso significa não apenas aderir a fatos e conversas intelectuais, mas ser sedutor, divertido e até um pouco desobediente. Isso mantém a centelha romântica viva e torna o relacionamento naturalmente mais divertido.

Em um relacionamento de longa distância, a intimidade sexual regular é obviamente difícil. Aqueles raros momentos de contato físico são extremamente essenciais para o vínculo físico e sexual. Os casais em um relacionamento de longa distância precisam encontrar uma maneira de expressar regularmente sua sexualidade uns com os outros de uma forma que não envolve contato físico. Eles não podem ter medo de abraçar sexting e outras formas de criar uma conexão sexual virtual, como trocas de fotos e mensagens sensuais.

Quando você está namorando alguém que mora no mesmo lugar que você, suas conversas tem o luxo do tempo. Isso significa que você pode se desviar da tangente, discutir as séries mais recentes que você assistiu e ouvir sua parceira através do que aconteceu em cada ponto do seu dia. As conversas com a sua parceira de longa distância devem ser mais direcionadas e significativas afim de que ambas as suas necessidades sejam atendidas. Não caia no mau hábito de fazer todos os seus telefonemas sobre atualizações e agendas, você não precisa preencher a sua parceiro em cada detalhe do seu dia. Em vez disso, fale sobre seus sentimentos, preocupações, sonhos e celebrações mais intensos. O diálogo é a chave para que tudo funcione.

Você já teve uma relação a distância? Como foi? Como vocês lidaram com os desafios?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário