Protetor solar: renovar quantas vezes ao dia?
Você não pode simplesmente se lambuzar com protetor solar na parte da manhã, passar um longo dia na praia e esperar voltar para casa livre de queimaduras. Se você tomar essa atitude, você provavelmente vai acabar com a pele dolorosamente assada, para não mencionar as doenças graves, como câncer de pele, às quais você está se expondo ao risco. Evitar estes riscos, no entanto, é fácil. Tudo que você tem a fazer é prestar atenção e reaplicar o protetor solar durante todo o dia. O desafio está em saber quantas vezes fazê-lo.
Leia também
Planejando o uso do protetor solar durante o dia
Há realmente alguns fatores que você precisa levar em consideração ao planejar sua cobertura de protetor solar, incluindo o fator do protetor solar de proteção solar (FPS), a hora do dia em que você vai estar fora do sol e do tipo de atividade que você planejou.
Usando o FPS como referência para a reaplicação de protetor solar
Números FPS, em particular, podem ajudar a fornecer uma estimativa básica para quantas vezes você deve reaplicar o protetor solar. Eis como funciona: se você estiver usando um protetor solar com FPS de 15 e geralmente, leva 15 minutos para você chegar a queimaduras solares, tudo que você tem a fazer é multiplicar os dois números juntos para descobrir quanto tempo o protetor solar deve durar. Neste caso, seria 225 minutos ou 3 horas e 45 minutos.
Uma fórmula muito inexata
Enquanto isso parece bastante fácil, a fórmula não é necessariamente verdadeira, quando você está lidando com números de FPS que são maiores de 30. E, infelizmente, existem inúmeros outros fatores, incluindo umidade, suor e contato com a água, que podem mudar esse número, diminuindo a eficácia global do protetor solar. Então, se você está pensando em ir nadar ou fazer qualquer outro tipo de atividade extenuante, você precisa reaplicar muitas vezes para o seu protetor solar ser de muita utilidade.
A hora do dia e o protetor solar
Outra coisa que influencia o poder de protetor solar é definir a hora do dia em que você estará fora. Entre os horários de 10:00 e 16:00, os raios UV são mais fortes, mesmo em dias nublados. A maioria dos especialistas recomendam que você tente evitar estar ao ar livre durante estes horários. Mas se você absolutamente deve estar fora, reaplique o protetor solar sempre que puder: a cada duas horas, ou até mesmo a cada hora, se possível.
Considerações finais
Protetores solares em gel e em spray tendem a durar menos que protetores em creme. Isto porque eles levam menos óleos em suas fórmulas e por isso, tornam-se mais solúveis na água. A reaplicação deles deve ser feita na metade do tempo dos protetores “normais”. Eles funcionam muito bem para pessoas que tem atividades mais tranquilas e saem pouco ao ar livre.
Como vocês usam os protetores solares? Tem alguma dica de uso para nós? Compartilhem seus usos do protetor solar e dicas essenciais!
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Como tirar mancha de limão da pele?
Como fazer para a pele parar de descascar?
Como tirar bolinhas do rosto?
Protetor solar, shampoo e hidratante para deixar a careca brilhante!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.