O que é jaqueta bomber? Como usar?
A jaqueta bomber, também conhecida como MA-1, tem sido uma peça básica do guarda roupas masculino há décadas. Com começos humildes como uma peça prática de vestuário para militares que voam em altitudes elevadas, a jaqueta passou de uma jaqueta de nylon volumosa para uma camada superior adaptada.
Com as conotações das roupas nas ruas, esse tipo de roupa tornou-se algo que funciona muito bem em locais de trabalho ou até nas calçadas da cidade. È uma jaqueta que está disponível em muito mais do que uma loja local de artigos militares.
Mas se você está discutindo se deve ou não adicionar a jaqueta bomber, ou se perguntando sobre como você se encaixa (literalmente) com a grande diversidade de MA-1 no mercado hoje, não tenha medo. Estamos aqui para lhe dar algumas dicas sobre o que esperar, como a silhueta deve funcionar para você e como os designers estão mudando a maneira como usamos jaquetas bomber.
Leia também
Como usar jaqueta bomber masculina: o ajuste da jaqueta
A coisa principal sobre jaquetas de bombardeiros é que, em primeiro lugar, é uma peça militar. Uma jaqueta bomber tradicional vai se sentir ligeiramente sobredimensionada devido principalmente à sua necessidade original de acomodar um piloto usando muitos equipamentos. Dito isto, com a ascensão do modelo bomber como uma peça principal do guarda-roupa moderno, você está vendo mais e mais cortes e formas contemporâneas aplicados à jaqueta bomber. Tudo, desde o estilo slim até o estilo mais largo, é um jogo justo para a bomber do homem moderno. Enquanto as bomber de ajuste tradicionais são certamente mais abundantes, elas vão caber e trabalhar com o seu kit de forma completamente diferente do que uma que é feita sob medida. Tenha isso em mente quando você lança uma bomber para si mesmo, ou mistura em um guarda-roupa. Lembre-se, não faz mal para tentar antes de comprar.
Jaqueta bomber: o que é?
Já discutimos as origens do MA-1 dos dias modernos, mas reconhecer os casacos que vieram antes, mais especificamente os modelos A-2 e o B-15 é uma parte vital para entender como as jaquetas bomber se encaixam e quais Comprar. Simplificando, a A-2 é uma jaqueta de colarinho construída principalmente em couro. A B-15 é a prima mais próxima do MA-1, sua diferença reconhecível é o colar de pele usual. Embora ambas sejam consideradas jaquetas bomber, algo que vale a pena notar quando você descobre o que aparece depois de pesquisar “jaqueta de bomber” é que seus ajustes são bastante diferentes. Enquanto a B-15 tem o volume que você encontraria na maioria das MA-1, a A-2 é efetivamente um casaco de couro e se encaixa de acordo. Mas a A-2 não é o único destaque, o casaco B-15 incluiu bolsos e alças que foram feitas para armazenar equipamentos de vôo e mantê-los no lugar. Enquanto as jaquetas MA-1 normalmente removem esse recurso, os laços e os fechos se correlacionam diretamente com as jaquetas bomber do presente.
Look com bomber militar: versões longas ou curtas
Alguns designers ajudaram a revolucionar e estabelecer o que esperar de uma jaqueta bomber que é tão longa quanto um sobretudo. De um modo geral, essas bombers costumam ser feitas sob medida (e “completar” uma roupa esteticamente) como um casaco superior. Em outras palavras, o volume que pode ser comum para uma MA-1 tradicional não se aplicará aqui. Seja em camadas com um casaco ou outras combinações, há muitas maneiras convencionais de modelar esta silhueta não convencional. Diversifique suas opções com uma bomber longa e uma curta e você terá muito o que ganhar.
Jaqueta bomber combina com looks em camadas
As jaquetas bomber foram projetadas para lidar com as temperaturas mais frias encontradas em altitudes mais elevadas. O forro, juntamente com a malha, punhos e colar, são tradicionalmente construídos para lidar com temperaturas que variam dos ventos frios até uma tempestade de neve. Mas enquanto a bomber MA-1 é uma façanha do design militar moderno, não será a melhor escolha em condições climáticas mais extremas. Dito isto, você não deveria estar escondendo sua jaqueta na temporada de chuva ou de frios intensos. Em vez disso, coloque-a como se fosse uma peça de vestuário. Se você está jogando um casaco debaixo da jaqueta ou simplesmente usando uma camisa longa, a jaqueta bomber é efetivamente a maior peça de camada que você pode adicionar ao seu guarda roupa.
Jaqueta bomber também combina com look de trabalho
A MA-1 pode ter um histórico que está mais alinhada com o estilo das ruas mas, como o casaco de campo M-65, você pode usar uma jaqueta bomber para trabalhar. Quando você está apontando para manter as coisas limpas para o escritório, você quer se certificar de que sua bomber é tudo menos volumosa. Isso não quer dizer que uma MA-1 de estilo tradicional não tenha lugar entre a força de trabalho de colarinho branco, mas você está melhor indo com algo mais fino e feito sob medida, dando espaço para sua camisa e gravata enquanto combina com qualquer coisa se for com o equilíbrio de cores e camadas certos.
Trocando os tecidos para as jaquetas bomber
Nem todos as jaquetas bomber vem em nylon. Essa é a escolha de tecido padrão para tradicionalistas e modernistas, mas há muitos outros materiais que se encaixar no formato MA-1. Para algo mais sazonal, experimente uma camurça suave e marrom no outono. Para o inverno, procure uma bomber em couro resistente ou lã macia (para se manter quente no frio), ou mesmo opções em neoprene para uma escolha de material durável, mas diferente. Quando a primavera finalmente rolar, experimente uma bomber de impressão floral para algo um pouco mais leve. Independentemente disso, quando você estiver indo para algo com um tecido alternativo, procure manter o corte mais simplificado e mais próximo do corpo. Nem todas as jaqueiras bomber tem que ter um corte fino, mas considerando que você estará optando por uma escolha diferente de materiais, é melhor tratar esse tipo de bomber como uma camada externa focada na moda. Não é algo que você estará usando para o look pesado e militar.
Como vocês usam a jaqueta bomber? Quais combinações funcionam para vocês?
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Roupas anos 70, conheça!
Como desamassar jaqueta de couro?
Como combinar traje esporte fino com calça jeans?
Como combinar terno e calça jeans?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.