Reposição hormonal masculina: o que esperar?

Em Saúde por André M. Coelho

Como a testosterona é necessária para o bom desenvolvimento masculino, tanto na questão reprodutiva, quanto na questão de massa muscular, nível de glóbulos vermelhos, e densidade óssea, muitos homens se preocupa, com o declínio natural deste hormônio produzido pelos testículos. No entanto, os médicos especialistas discordam sobre o significado deste declínio, e se os benefícios para a saúde do tratamento de reposição hormonal masculina superam os riscos. O indivíduo tem que saber o que esperar desse tipo de tratamento, e os efeitos que terá sobre seu organismo.

Leia também

Reposição hormonal masculina: eu preciso mesmo?

Se os níveis de testosterona declinam naturalmente com a idade, os homens precisam repor a testosterona? Esta tem sido uma questão difícil para os pesquisadores responderem. Não há muitos estudos observando os efeitos da terapia de reposição hormonal em homens com níveis saudáveis de hormônio, e estudos menores produziram resultados obscuros.

O tratamento de reposição hormonal pode ajudar a reduzir os sintomas de baixa de testosterona em homens que sofrem de uma doença chamada hipogonadismo. Esta é uma disfunção dos testículos, que resulta no corpo ser incapaz de produzir a quantidade certa de testosterona. Mas o que é menos certo é se a terapia de testosterona pode beneficiar homens saudáveis, cujo declínio da testosterona é simplesmente devido ao envelhecimento.

Irresponsabilidade no tratamento de reposição hormonal masculino

Muitos são os homens que irresponsavelmente usam a testosterona para aumentar os ganhos de massa muscular, sem a devida orientação médica. Eles sofreram efeitos pesados sobre seus organismos no médio e longo prazo. (Foto: samadimd.com)

Quais são os tipos de reposição hormonal disponíveis para homens?

Se o seu médico sugere que você precisa de terapia de testosterona devido ao hipogonadismo, há uma série de opções disponíveis, por exemplo:

Reposição hormonal masculina: efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são a principal desvantagem do uso da reposição de testosterona. Enquanto alguns dos efeitos colaterais associados com a testosterona são relativamente menores, outros são mais graves. Efeitos colaterais potencialmente menores incluem:

Efeitos colaterais potenciais mais graves incluem:

Além disso, a reposição hormonal pode causar o crescimento da próstata em homens, o que pode estimular o crescimento do câncer da próstata se uma fase precoce da doença já está presente. A terapia de reposição de testosterona deve ser evitada se você tem câncer de próstata ou se há um histórico na família.

https://youtu.be/7USMi64FJ3c

Reposição hormonal masculina: o que esperar?

Embora um número crescente de homens comecem a usar a reposição hormonal para tentar reverter o declínio natural da testosterona relacionada com a idade, pode não ser a escolha mais sábia. Na maioria das vezes, o maior problema é que todo o tratamento de reposição hormonal é feito sem qualquer orientação médica, e isso é um risco completo. Por que?

O médico pode dar alternativas mais seguras para combater o envelhecimento, que incluem exercícios para aumentar a massa muscular e para manter seu coração mais forte. Um nutricionista, por exemplo, pode incluir alimentos ajudam a manter aumentar a produção de testosterona naturalmente, sem a necessidade do tratamento de reposição hormonal.

Você pode esperar de um tratamento de reposição hormonal de testosterona, orientado por um profissional, os melhores resultados possíveis. Agora, se você tem a irresponsabilidade de fazer o tratamento por conta própria, em consultar um médico antes, tenha certeza que seu corpo pagará um altíssimo preço no médio e longo prazo.

Conhece alguém que faz ou já fez o tratamento HRT? Quais foram os resultados obtidos? Como a pessoa se sente sobre o tratamento?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário