Tipos de sapatos masculinos: escolha corretamente!
Os homens não são tão aficcionados em sapatos como as mulheres, mas é claro que também dão toda a importância a essa peça chave do vestuário. De nada adianta vestir a roupa certa se o sapato escolhido não se adequa à roupa escolhida e à ocasião. Existem diversos modelos de sapatos masculinos disponíveis, aprenda a distingui-los e identificar com que roupas e momentos eles combinam.
Sapato Oxford:
Foi o primeiro sapato amarrado com cadarços e introduzido na Inglaterra em 1640 entre os estudantes da Universidade de Oxford. Podem ser de couro ou de camurça, geralmente seu bico é mais afinado e longo e com uma costura separando a ponta do resto do calçado. Eles são mais formais e podem ser usados com ternos em ocasiões como casamentos.
Leia também
- Que tênis usar com bermuda ou short e quando não usar essa combinação?
- Calça jeans desbotada masculina! Como usar?

Sapato Oxford
Sapato Derby:
É derivado do Oxford, mas surgido no século XIX. É um sapato de cadarços e pode ser de bico mais quadrado, sem a divisória na ponta do sapato. É menos formal que o modelo Oxford, podendo ser usado com costume, blazer e calça sem gravata. Também pode ser usado com jeans dependendo do modelo e da ocasião.

Modelo Sapato Derby masculino
Sapato Monk:
É um sapato derivado dos sapatos dos Monges usados desde o século XV, com a versão contemporânea surgida nos anos 30. Em termos de formalidade le está entre o Oxford e o Derby. É um sapato sem cadarços, reconhecido pela fivela de metal lateral na parte superior do sapato. Combina com ternos e trajes sociais.

Sapato Monk masculino
Sapato Brogue:
Não é bem um tipo de sapato, mas um enfeite que pode estar presente em outros modelos, como Oxford. São os perfurados decorativos que formam desenhos nos sapatos.

Modelo Sapato Brogue masculino
Sapato Mocassim:
É um sapato confortável, conhecido por sua flexibilidade e presença de bolinhas de borracha no solado para evitar que o sapato escorregue. É um sapato casual e esportivo que fica bem com bermudas e calça jeans. Não combina com meias.

Modelo mocassim masculino
Sapato Loafer:
É um sapato fechado, sem cadarço e sem fivela, que se distingue por uma faixa de couro com um desenho vazado na área superior do peito do pé. Na década de 50 se tornou popular entre os universitários norte-americanos. Ele vai bem com calça jeans combinada com camisa pólo.

Modelo sapato Loafer masculino
Sapatênis:
É um sapato híbrido, não tão esportivo como o tênis, nem tão formal quanto os sapatos. A crítica de moda os despreza, considerando-os bregas, embora seja um sucesso de vendas entre os homens. Podem ser usados em situações casuais, com bermudas ou calça jeans.

Modelo Sapatênis masculino
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também

Como escolher o calçado certo para cada evento?

Como tirar chiclete do sapato?

Sapato loafer, conheça!

Como usar calça jeans clara?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.