Unha encravada: como tratar
Se você nunca teve unha encravada, tenho certeza que já conheceu alguém que sofre ou sofreu com esse doloroso problema. Mas se é você quem sofre desse mal, abaixo listamos as suas causas, conseqüências e soluções. Estamos dando ênfase às unhas dos pés, pois é a região mais afetada pelo problema.
O que causa unha encravada?
A causa mais comum é o corte mal feito das unhas. Geralmente ela encrava quando são cortadas as extremidades, deixando-as arredondadas. Quando a unha cresce, essas extremidades podem ficar presas na pele e na carne que está rente à unha. Como a unha não deixa de crescer e é mais dura que a pele, a tendência é que a unha encravada deixe o local cada vez mais machucado e dolorido. Além do corte das unhas, sapatos apertados também estão entre as causas, pois quando os dedos são pressionados demais, as unhas podem passar a apresentar má formação.
Leia também
Quais são as conseqüências da unha encravada?
As principais conseqüências são a dor, a pele avermelhada ao redor da unha que também fica inchada e quente. Pode haver inflamação no local caso não seja tratada com antecedência, a liberação de pus e a formação de carne esponjosa são os principais sintomas da inflamação.
Qual é o tratamento para unha encravada?
Para prevenir: em primeiro lugar as unhas dos pés jamais devem ser cortadas com as pontas arredondadas. Deverão ser sempre retas e nunca muito curtas. Os sapatos deverão ser sempre confortáveis e do tamanho adequado ao pé. Sapatos apertados tanto causam unha encravada quanto agravam sua inflamação devido ao calor e à pressão.
Para remediar: existe um remédio para unha encravada? O tratamento varia de caso para caso. O tratamento de casos mais amenos pode ser feito em casa, com o corte da parte encravada e o uso de algodão com alguma solução estéril para desinfetar o local. Se a inflamação é grande, com muito pus e secreção, pode ser necessário procurar um podólogo (especialista em pés) ou mesmo uma intervenção cirúrgica com anestesia local e remoção da parte encravada da unha.
Sobre o autor
André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.
Veja também
Tratamento para esporão no calcanhar
Como saber o seu tipo de pele?
Dicas rápidas para acabar com o chulé
Como fazer a unha em casa! Para homens!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.