Vasectomia: Por que fazer? Tem algum perigo?

Em Saúde por André M. Coelho

A vasectomia é considerada um método permanente de controle de natalidade. A vasectomia impede a liberação de esperma quando o homem ejacula.

Durante uma vasectomia, os canais deferentes de cada testículo são fixado, cortados ou selados. Isso evita que o esperma se misture com o sêmen que é ejaculado do pênis. Um óvulo não fertilizado pode ser quando há nenhum esperma no sêmen. Os testículos continuam a produzir esperma, mas o esperma é reabsorvido pelo corpo. Isso também acontece com espermatozóides que não são ejaculados depois de um tempo, independentemente de você ter tido uma vasectomia. Porque os tubos são bloqueados antes das vesículas seminais e da próstata, você ainda ejacula aproximadamente a mesma quantidade de fluido.

Leia também

Normalmente leva vários meses após a vasectomia para todo o esperma remanescente ser ejaculado ou reabsorvido. Você deve usar outro método de controle de natalidade até que você tenha uma amostra de sêmen testado e que mostra uma contagem de esperma zero. Caso contrário, você ainda pode engravidar sua parceira.

Durante uma vasectomia

O processo leva cerca de 20 a 30 minutos e pode ser feito de um escritório ou clínica. Isso pode ser feito por um urologista ou um cirurgião geral.

Quais os tipos de vasectomia?

Vasectomia sem bisturi é uma técnica que utiliza uma pequena braçadeira com extremidades pontiagudas. Em vez de usar um bisturi para cortar a pele, o grampo é picado através da pele do escroto e, em seguida, aberto. Os benefícios do presente processo incluem hemorragia menor, um buraco pequeno na pele, e menos complicações. Vasectomia sem bisturi é tão eficaz quanto a tradicional.

No procedimento de implante Vasclip, o canal deferente é travado com um dispositivo chamado Vasclip. Os canais deferentes não são cortados, suturados, ou cauterizados, o que possivelmente reduz o potencial de dor e complicações. Alguns estudos mostram que o corte não é tão eficaz como os outros métodos de selar o ducto.

O que esperar após a cirurgia de vasectomia?

Seu escroto será paralisado por 1 a 2 horas após uma vasectomia. Aplicar compressas frias para a área e deitar sobre suas costas, tanto quanto possível pelo o resto do dia. Vestir roupa de baixo confortável ou um suporte atlético vai ajudar a aliviar o desconforto e proteger a área.

Você pode ter algum inchaço e dor menor em seu escroto por vários dias após a cirurgia. Ao menos que seu trabalho seja extenuante, você será capaz de retornar ao trabalho em 1 ou 2 dias. Evite pegar pesado por, no mínimo, uma semana.

Você pode retomar a relação sexual assim que você se sentir confortável, geralmente em cerca de uma semana. Mas você ainda pode engravidar sua parceira até sua contagem de esperma ser zero. Você deve usar outro método de controle de natalidade até que você tenha um teste de contagem de esperma 2 meses após a vasectomia (ou após 10 a 20 ejaculações em um curto período de tempo). Uma vez que sua contagem de esperma é zero, nenhum outro método de controle de natalidade é necessário.

A maioria dos homens volta para o consultório médico para ter sua contagem de esperma marcada. Mas há também um teste caseiro disponível.

A vasectomia não interfere com o seu desejo sexual, a capacidade de ter ereções, sensação de orgasmo, ou a capacidade de ejacular. Você pode ter ocasional dor leve em seus testículos durante a excitação sexual por alguns meses após a cirurgia.

Medo da vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia simples e em nada vai prejudicar sua masculinidade. Portanto, não precisa ter medo da “tesoura”. (Foto: feminema.wordpress.com)

Por que a vasectomia é feita?

A vasectomia é um método permanente de controle de natalidade. Apenas considere este método quando você tem certeza que você não quer ter um filho no futuro pois, apesar de ser reversível, a vasectomia pode custar um pouco caro.

Quão bem a vasectomia funciona?

A vasectomia tem 99,85% de eficácia, fazendo dela um método muito eficaz de controle de natalidade. Apenas 1 a 2 mulheres em 1000 terão uma gravidez não planejada, no primeiro ano após seus parceiros fizeram uma vasectomia.

O risco de falha

A gravidez pode ocorrer após a vasectomia devido a:

Riscos

O risco de complicações após uma vasectomia é muito baixo. As complicações podem incluir:

O que pensar sobre a vasectomia?

Vantagens

A vasectomia é um método permanente de controle de natalidade. Uma vez que o sêmen não contém espermatozóides, você não precisa se preocupar com o uso de outros métodos de controle de natalidade. É um procedimento mais seguro, mais barato que causa menos complicações do que a laqueadura em mulheres. Também, não prejudica sua vida sexual normal.

Embora a vasectomia ser cara, é um custo único e muitas vezes é coberto pelo plano de saúde. O custo de outros métodos, tais como pílulas de controle da natalidade e espermicida ou preservativo, são prováveis que sejam maiores ao longo do tempo.

Desvantagens

A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo a infecção pelo vírus da AIDS (HIV). Os preservativos são o método mais eficaz para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Para proteger a si mesmo e seu parceiro de doenças sexualmente transmissíveis, use um preservativo toda vez que tiver relações sexuais.

Outras considerações

Se você estiver considerando uma vasectomia, estar absolutamente certo de que você nunca vai querer ser pai de uma criança ou que vai ter dinheiro para corrigir a cirurgia mais tarde.

A vasectomia não é normalmente recomendada para homens que estão considerando o banco de esperma no caso de decidir depois de ter filhos. Discuta outras opções com a sua parceira e seu profissional de saúde.

Cirurgia para reconectar os vasos deferentes (reversão de vasectomia) está disponível. Mas o procedimento de reversão é difícil. Às vezes, o médico pode retirar espermatozóides do testículo em homens que tiveram uma vasectomia ou uma inversão que não funcionou. O esperma pode ser então utilizado para a fertilização in vitro. Tanto a reversão de vasectomia quanto a recuperação de espermatozóides pode ser cara, não podem ser cobertos pelo plano de saúde, e podem não funcionar sempre.

Alguns estudos mais antigos apresentaram um risco de câncer de próstata em homens que fizeram vasectomia. Mas muitos anos de pesquisa não encontraram nenhuma evidência clara de que a vasectomia está ligada ao câncer de próstata.

Pesquisadores estão estudando outros métodos anticoncepcionais masculinos, tais como a vasectomia reversível ou métodos hormonais. Vasectomia reversível envolve ligar o canal deferente e, em seguida, retirar a ligação quando o controle da natalidade não é mais desejados. Métodos hormonais incluem comprimidos ou injeções que o homem usaria para evitar a produção de espermatozóides. Até à data, nenhum novo método tem sido mostrado para ser eficaz o suficiente, com efeitos secundários reduzidos, para ser comercializado para os homens. Por isso, controle bem e planeje melhor ainda o momento certo de ser pai não só com a vasectomia, mas com outros métodos, como a pílula para sua parceira e a camisinha para você.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é formado em pedagogia empresarial e instrutor de Muay Thai e Kickboxing. Vaidoso, começou a se interessar por moda e estética ainda na adolescência, quando teve que perder peso para sair da obesidade. Quando foi morar sozinho, teve de aprender a lidar melhor com sua alimentação e mudar seus hábitos e rotina. Escreve sobre a rotina e hábitos masculinos desde 2012.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. Nunca faça tratamentos, atividades físicas ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica ou iniciar qualquer atividade física.

Deixe um comentário